Carrollsday 2012

Um dia inteiro em homenagem aos 150 anos de “Alice no País das Maravilhas”, Lewis Carroll e à cultura nonsense, no Sesc Palladium

BELO HORIZONTE (29/06/12) - Inspirado no evento internacional Bloomsday, criado em homenagem ao livro “Ulisses”, de James Joyce, a ideia do Carrollsday é fazer um dia dedicado a Lewis Carroll, o criador da obra “Alice no País das Maravilhas”. A partir desse conceito, a artista plástica Beatriz Mom idealizou o projeto com o intuito de envolver literatura e poesia, artes plásticas, música, cinema, teatro e muito mais. Esta será a 3ª edição do evento e acontecerá na quarta-feira (04/07), em diversos espaços do Sesc Palladium, das 09h às 21h, com atividades gratuitas.

 aliceno alexandre
Foto: Alexandre Guzanshe

Neste ano, o Carrollsday comemora os 150 anos do dia em que a história de Alice foi narrada pela primeira vez. Segundo pesquisadores, a história surgiu em um passeio de barco do matemático e escritor inglês Charles Lutwidge Dodgson (sob o pseudônimo de Lewis Carroll) pelo Rio Tâmisa com as três irmãs: Lorina, de 13 anos, Edith, de 8, e Alice Liddell, de 10 anos, ocorrido em 1862.

Desta vez, a programação conta com o lançamento do livro de Adriana Peliano, pesquisadora e fundadora da Sociedade Lewis Carroll do Brasil, “Alice no subterrâneo”, além de trazer a BH a performance musical “Menina Sonho”, com a participação de Paulo Beto e Dayane Lacerda. O programa ainda apresenta duas exposições que mostrarão ao público, diferentes pontos de vista sobre Alice e Carroll: Beatriz Mom, traz um tabuleiro de xadrez nonsense, construído em escala humana e o fotógrafo Alexandre Guzanshe mostrará um ensaio que pretende unir o universo de Lewis Carroll ao do escritor mineiro Guimarães Rosa.

O evento contará ainda com “Um chá muito louco”, criação da chef-artista Agnes Farkasvolgyi e com a performance da Querida Companhia, que apresentará esquetes teatrais baseadas na peça “Alice ao avesso” (2010).

HISTÓRICO

Em 2010, o evento reuniu, no Ponteio Lar Shopping, artistas, poetas, escritores, estilistas, músicos e criadores que tiveram suas produções influenciadas pela obra de Lewis Carroll. No ano seguinte, o evento aconteceu na Livraria Mineiriana, tendo como auge da programação, o sarau de poesia nonsense, comandado pela pesquisadora Myriam Ávila. A programação teve ainda o Coletivo Insanas, na esquete teatral inspirada no livro “Ser ou nonsense”, de Christina Castilho, baseado em “Alice no País das Maravilhas”.

MAIS INFORMAÇÕES DO PROJETO

Blog: http://carrollsday.wordpress.com

Sociedade Lewis Carroll do Brasil: http://www.lewiscarrollbrasil.com.br
Confirme sua presença: http://pt-br.facebook.com/events/349600925111921

SERVIÇO

Evento: Carrollsday 2012

Data: quarta-feira (04/07)
Local: Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1.046 - Centro e Av. Augusto de Lima, 420 - Centro.
Horário: 09h às 21h.
Entrada Franca

(DES)PROGRAMAÇÃO COMPLETA – CARROLLSDAY 2012

 

HORÁRIO 

ATIVIDADE

LOCAL

09h às 21h

Exposição de livros. Serão expostas raras edições de Alice no País das Maravilhas.

Foyer Av. Augusto de Lima / Acervo

09h às 21h

Exposição de um tabuleiro de xadrez nonsense, construído em escala humana e com uma das casas de espelho, de Beatriz Mom.

Entrada Rua Rio de Janeiro / em frente à bilheteria.

09h às 21h

 Projeção do ensaio fotográfico Alice no sertão, que une o universo de Lewis Carroll ao de João Guimarães Rosa, de Alexandre Guzanshe.

Entrada Rua Rio de Janeiro / Tela interativa.

12h às 17h

Esquetes baseadas na peça de teatro Alice ao avesso, com a Querida Companhia

Todos os espaços do SESC Palladium.

17h às 18h

 Um chá muito louco, a partir da criação da chef Agnes Farkasvolgyi.

Foyer Rua Rio de Janeiro/ Café Palladium

18h às 19h

Lançamento do Livro Alice no subterrâneo, de Adriana Peliano.

Foyer Av. Augusto de Lima / Acervo Artístico e Literário.

19h às 21h

Performance sonora musical Menina Sonho, ao vivo, com  Adriana Peliano, Paulo Beto e Dayane Lacerda.

Espaço Multiuso


LINKS IMPORTANTES

facebook2

COMPRAR INGRESSOS

TEATRO

SHOWS

ENDEREÇO PALLADIUM

RUA RIO DE JANEIRO, 1046 - CENTRO BH

AV. AUGUSTO DE LIMA, 420 - CENTRO BH



CONTATO

TELEFONE: (31) 3270-8100
 2ª a 6ª: 7h30 às 19h30

ESTACIONAMENTO SESC PALLADIUM

AV. AUGUSTO DE LIMA, 420

HORÁRIO: 7 às 23h.


Conheça os outros sites do sistema:

fecomercio nova

senac nova