Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Mesa Brasil




Como Trabalhamos


O Mesa atua a fim de atender às centenas de instituições que precisam receber o alimento com agilidade e, com isso, diminuir a condição de insegurança alimentar de milhares de pessoas. Para isso, utiliza, em grande parte, o método de coleta chamado Colheita Urbana. Além do alimento doado todos os dias, o programa desenvolve ações educativas em várias áreas para capacitar seus públicos (voluntários, parceiros doadores e instituições), oferecendo, assim, oportunidades de novos conhecimentos e sustentabilidade em suas atividades.

Abaixo é possível conhecer mais sobre essas iniciativas:

Colheita Urbana
O Mesa trabalha, em maior proporção, com a Colheita Urbana, que tem como finalidade principal buscar o alimento onde sobra e entregar imediatamente onde falta, não fazendo estoque desses alimentos coletados. As doações são recolhidas em supermercados, produtores e associações, redes varejistas, armazéns, padarias, centrais de distribuição, empresas de transporte, empresas de embalagens, postos de combustíveis. Tudo o que é arrecadado é entregue imediatamente às instituições sociais que assistem pessoas em vulnerabilidade social e nutricional.

Ações educativas
Treinamentos constantes são fornecidos para as empresas doadoras, durante a separação e coleta dos alimentos, e para as instituições atendidas, que aprendem técnicas de aproveitamento integral e boas práticas no manuseio, conservação e na preparação dos alimentos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a nutrição do público atendido. Os voluntários e funcionários dessas instituições ainda participam de oficinas, que, futuramente, podem se tornar uma possibilidade de complementação de renda, gerar crescimento pessoal e social e, também, contribuir para a autonomia dos participantes.

As ações educativas são desenvolvidas permanentemente e têm como foco temas que abordam o combate à fome e ao desperdício de alimentos, a higiene no preparo das refeições, a educação alimentar, a cultura contra o desperdício, a inclusão social e a auto-sustentabilidade das instituições sociais.

Confira as ações educativas realizadas pelo Mesa Brasil Sesc:

‘Curso de manipulador de alimentos’
O Curso de Manipulador de Alimentos é oferecido para os funcionários das instituições sociais atendidas pelo no programa. O curso é uma exigência da vigilância sanitária para todos os manipuladores de alimentos, pois aborda as boas práticas durante todo o preparo das refeições, com o objetivo de evitar surtos de doenças transmitidas pelo mal preparo desses alimentos. A atividade é desenvolvida em quatro encontros e os temas abordados são: Noções básicas de alimentação e nutrição, Higiene pessoal e comportamental, Organização e controle do almoxarifado e Manipulador de alimentos.

Oficinas de aproveitamento integral dos alimentos
O Mesa oferece para as instituições sociais atendidas no programa as oficinas de aproveitamento integral dos alimentos. São aulas práticas de culinária em que se utilizam, para o preparo das receitas, as partes não convencionais dos alimentos que são normalmente descartadas, mas que possuem alto valor nutricional como os talos, as cascas e as sementes.

‘Turminha do Mesa’
Nada melhor que formar multiplicadores de bom conhecimento. A Turminha do Mesa é uma ação educativa com foco na formação de hábitos alimentares saudáveis direcionada para as crianças, de dois a seis anos de idade, matriculadas nas creches beneficiadas no Mesa Brasil Sesc. O ambiente escolar é fundamental no desenvolvimento de programas de educação para a saúde infantil e possibilita ensinar, além de promover a irradiação do conhecimento para toda a comunidade escolar.

‘Voluntariado Sustentável’
O Voluntariado Sustentável tem como objetivo oferecer aos voluntários do Mesa Brasil Sesc e funcionários das instituições sociais cursos de valorização social, que podem se tornar uma oportunidade de complementação de renda, geração de crescimento pessoal e social, além de  contribuir para a autonomia dos participantes. São oferecidas oficinas de artesanato e culinária, entre outras.

‘Gestão e Sustentabilidade do Terceiro Setor’
Os presidentes e coordenadores das instituições sociais também são beneficiados pelas ações educativas do Mesa. Com o curso Gestão e Sustentabilidade do Terceiro Setor eles são capacitados em diversos assuntos que podem beneficiar diretamente a atuação, rendimento e crescimento das instituições. Elaboração de projetos, Captação de recursos e Gestão de pessoas são temas já abordados nessa atividade.

Ações de ‘Capacitação e treinamento de voluntários’
Atividade que propõe e apresenta diversos temas para capacitação de voluntários. Assuntos que podem colaborar no desenvolvimento de suas atividades e práticas nas instituições, bem como proporcionar crescimento pessoal.