Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Você sabe o que é logística reversa?

Saiba como o Sesc reaproveita suas carteirinhas e crachás
Publicado em 16/11/2016 às 11:16Atualizado em 18/11/2016 às 08:36

Para se manter alinhado com as melhores práticas de sustentabilidade, necessárias a qualquer empresa que se preocupa com a preservação do meio ambiente, o Sesc desenvolve diversas estratégias para permear uma consciência ecológica a seus processos.

A logística reversa aparece nesse cenário como uma solução simples e inteligente. A metodologia consiste em viabilizar a coleta de resíduos sólidos do setor empresarial, para que, depois de tratados, eles possam ser reinseridos na cadeia produtiva, ou descartados de maneira ambientalmente adequada. Além disso, existe o upcycling, prática que garante que produtos descartáveis sejam transformados em produtos de maior valor, uso ou qualidade.

Aliando essas duas práticas, o Sesc viabiliza a criação de bloquinhos feitos a partir de carteirinhas vencidas de usuários e crachás de funcionários que não podem mais ser utilizados. Para tanto, o Núcleo de Planejamento e Sustentabilidade do Sesc coleta esse material em todas as unidades no estado e o destina para a empresa parceria. Lá, por meio de uma tecnologia exclusiva, os cartões são transformados em chapas de PVC, matéria-prima que dá origem a diversos materiais feitos de plástico. Com esse gesto, o Sesc impede que os cartões, que são 100% recicláveis, demorem 450 anos para se decompor se descartados na natureza.

Conheça o processo e faça sua parte! Clique no infográfico abaixo e saiba mais: