Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Saúde


Direito a saúde


Aqui no Sesc tem saúde e informação.

O Sesc acredita que a valorização das pessoas é a base para a verdadeira transformação social. Nesse sentido, promover o encontro com a informação é parte da nossa missão.

A série de cartilhas Direito à Saúde foi produzida para que você possa conhecer seus direitos junto ao sistema público de saúde brasileiro. Aproveite! Leia com atenção, informe-se e lembre-se sempre de procurar um especialista.

 

SAÚDE DA MULHER

Você sabia que toda mulher tem direitos à saúde que são garantidos por lei? Existe, no Brasil, um conjunto de políticas públicas voltado especialmente para as necessidades da mulher. Desde a assistência às gestantes ao acesso a vacinas específicas, todas as cidadãs podem contar com o apoio dos órgãos públicos para cuidar da saúde. Saiba como!

 

SAÚDE DOS OLHOS

A visão é um dos sentidos mais importantes para percebermos o mundo à nossa volta. Por isso, cuidar dos olhos é um direito de todos os cidadãos, garantido pelo poder público. O sistema público de saúde do Brasil oferece diversos tratamentos na área de oftalmologia. Nesta cartilha, você pode ser informar sobre os seus direitos e também aprender mais sobre a saúde dos olhos!

 

SAÚDE BUCAL

A prevenção é o melhor remédio! Assim, para ter um sorriso saudável é importante evitar doenças e cuidar da saúde de forma geral. Nesta cartilha, trazemos tudo sobre saúde bucal, além de orientações sobre os direitos garantidos pelo poder público a todos os cidadãos nos cuidados com a saúde bucal. Informe-se!

 

ACESSO AO SUS

O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo. Abrange desde o atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos. Assim, garante acesso integral, universal e gratuito a toda a população do país. Isso significa que todos os brasileiros, sem discriminação, têm direito ao acesso gratuito a todo tipo de assistência médica que tiver necessidade. Saiba mais!

 

ESTATUTOS

A saúde, no Brasil, é direito de todos os cidadãos e dever do Estado. Alguns públicos também contam com leis que lhes garantem direitos específicos, como é o caso do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Estatuto do Idoso e da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Informe-se!

 

DOENÇAS GRAVES PREVISTAS EM LEI

Você sabia que os pacientes diagnosticados com determinadas doenças graves têm direitos especiais, garantidos por lei? Saiba quais são essas doenças, quais são os benefícios da legislação brasileira e o que é preciso fazer para ter acesso. Boa leitura!