Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de programação

Cine Sesc Lavras - DIA


    1. 26
      28
    2. Evento: 'Cine Sesc' - 'Dia Internacional da Animação'
      Hora: Conforme programação
      Local: Sesc Seviços Lavras

      Rua Otacílio Negrão de Lima, 344, Centro
      Informações: (35) 3826-4424
      Todas as sessões são gratuitas.


     

  • DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

    O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma mostra de curtas de animações, nacionais e internacionais, com entrada franca, que acontece no dia 28 de outubro, em centenas de cidades do Brasil.

    Nessa data, em 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas, do mundo, do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países.

    No Brasil, o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA. Em 2016 o DIA está na sua 13ª edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial acontece no dia 28 de outubro, às 19h30, simultaneamente em todos os locais participantes, contando com a adesão de mais de 200 cidades em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil.

    26/10, às 18h | Mostra Paralela

    27/10 | Mostra Infantil em escolas parceiras

    19h30 | Mostra Internacional

    MILK OF AMNESIA
    Direção: Jeff Scher
    1992 – 6 min – EUA
    Esta montagem animada é uma aproximação lírica, não-linear, da forma como o cérebro organiza (e abandona) as coisas do cotidiano. O filme é uma celebração dos pequenos momentos da vida, um tango em rotoscopia através do labirinto da memória. O filme é composto por mais de três mil desenhos e pinturas.

    VICENTA
    Direção: Carla Valência
    2014 – 5 min – Equador
    Uma mulher do campo migra da Bolívia para o Chile, onde ela lava roupa para ganhar a vida. Ela enfrenta a pobreza sozinha enquanto espera por seu filho. Um dia, ele será preso pela ditadura de Pinochet.

    WHEN I WAS A CHILD
    Direção: Maryam Kashkoolinia
    2014 – 8min 20seg – Irã
    Uma mulher reflete sobre suas memórias e pesadelos de infância e o fato de que os pais muitas vezes usam histórias de monstros e fantasmas para assustar as crianças e mantê-las longe de possíveis perigos.

    LA TESTA TRA LE NUVOLE
    Direção: Roberto Catani
    2014 – 7min 50seg – Itália
    O sonho de uma criança durante uma lição da escola é interrompido abruptamente pelo mestre. “O educador” ameaça cortar uma orelha do pequeno estudante para “estimular” a concentração e evitar novas fugas da imaginação.

    ENDGAME
    Direção: Phil Mulloy
    2015 – 6min – Inglaterra
    Depois de uma semana difícil no escritório George e Richard gostam de relaxar jogando jogos de guerra. Pequenas figuras em uma vasta paisagem em um nervoso ritmo para cima e para baixo. Marchas, canhões e uma densa fumaça escura sobe.

    I LOVE HOLLIGANS
    Direção: Jan Dirk Bouw
    2013 – 12min 28seg – Holanda
    Um fanático torcedor de futebol sente amor incondicional por seu clube. No entanto, por ser gay, ele tem que esconder sua identidade, a fim de sobreviver neste mundo que é tão precioso para ele.

    FIVE MINUTE MUSEUM
    Direção: Paul Bush
    2015 – 6min  – Suíça/Reino Unido
    Uma animação experimental em que milhares de artefatos das coleções de pequenos museus são trazidos à vida em uma história animada do trabalho humano.


     

    28/10 | 20h30: Mostra Nacional

    NOTURNO
    Direção: Aída Queiroz
    1986 – 4 min – Rio de Janeiro/RJ
    Abordagem dos movimento equinos, explorando o ritmo e a beleza das formas.

    O QUEBRA CABEÇA DE TARIK
    Direção: Maria Leite
    2015 – 19 min 20 seg – Stop Motion – Belo Horizonte/MG
    Em seu laboratório subterrâneo, o cientista Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.

    BILHARES INGLÓRIOS (Inglourious Billiards)
    Direção: João Cardoletto
    2016 – 4 min 10 seg – 2D Cutout e Tradicional – Rio de Janeiro/RJ
    Um jogo de sinuca pacífico entre dois rapazes transforma-se em uma batalha acirrada quando o prêmio da disputa passa a ser a atenção de uma linda garota que acaba de chegar no local.

    VIAGEM NA CHUVA
    Direção: Wesley Rodrigues
    2014 – 13 min -2D – Goiânia/GO
    A chuva, assim como o circo, percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando se vão, ficam as lembranças.

    CIÚME
    Direção: Daniel Bruson
    2015 – 3 min 41 seg – Animação 2D Digital – Sorocaba/SP
    Ciúme é um videoclipe em animação que conta as violentas anedotas de um casal fofo e suas maneiras sanguinárias, obsessivas e charmosas de demonstrar seu amor um pelo outro. É o primeiro single do disco Um Chopp E Um Sundae (2015) do músico paulista Rafael Castro.

    ATÉ A CHINA
    Direção: Marão
    2015 – 15 min – Lápis no Papel – Rio de Janeiro/RJ
    “Fui pra China só com bagagem de mão. Na China os motociclistas usam casaco ao contrário e os restaurantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias. A funcionária do evento estuda cinema e gosta de filmes de Kung Fu. Comprei pés de galinha embalados a vácuo”.

     

    Para mais informações acesse www.abca.org.br/dia/


  1.