Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

O mundo dos sacys no Sesc Palladium

Exposição aborda a diversidade do personagem na cultura popular. Início 28/5
Publicado em 24/05/2019 às 14:22Atualizado em 29/05/2019 às 16:23

Conhece um sacy? Já viu um de perto? O Sesc traz isso até você. Não é uma simples brincadeira, mas a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse ícone do folclore brasileiro.  O Sesc Palladium abre, a partir desta terça-feira (28/05), na Galeria GTO a exposição #Ocupasacy. O tema integra o eixo curatorial Culturas Populares, que vem sendo trabalhado desde fevereiro na programação do centro cultural. A curadoria da #Ocupasacy é Rudá K Andrade. A participação é gratuita e a exposição pode ser visitada até 8 de setembro.

Especialistas em traquinagens, os sacys vão provocar um “redemoinho” de aprendizados, que irão encantar crianças e adultos, por meio de brincadeiras, contação de histórias, vivências e oficinas. O objetivo é promover o interesse do público pelo imaginário popular brasileiro, por meio do conhecimento de elementos característicos da nossa cultura.

Com ambientações capazes de instigar a curiosidade como a “sacyoteca”, com 77 garrafas de diferentes espécies de sacis encontrados; o laboratório “sacyentífico” e a galeria com trabalhos de diversos artistas, essa ocupação é uma mostra interativa e envolvente que apresenta a diversidade de sacys que há no mundo.

O público é convidado a vivenciar todo o universo que permeia o imaginário acerca da população de sacys e de outras entidades fantásticas que povoam nossas matas e permanecem presentes até os dias atuais.

PROJETO PAREDE
O painel Redemunho ilustrado pelo artista mineiro Marcelo Bicalho, representa o momento em que os sacys da Conjuração da Pipoca ganham a liberdade saindo de suas garrafas para ocuparem a cidade de Belo Horizonte. O mural estará aberto para visitação até 8 de setembro de 2019

YUPI!VAMOS AO TEATRO
Outras atrações também compõem a programação da exposição #Ocupasacy. No dia 2 de junho, às 16h, o Grande Teatro do Sesc Palladium abre as portas para a peça Coisas de Sacy, que levará ao público mais uma abordagem envolvendo o mundo dos sacys. Ingressos a partir de R$ 8 para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

O enredo conta como um menino brinca com um sacy-pererê e se perde na mata, enfrentando o medo da noite e da solidão. O cenário, uma pequena cidade do interior, onde, em meio a brincadeiras de rua e cantigas de roda, o público é convidado a participar, revivendo as suas memórias de infância e vivenciando um tempo que pode ser sempre redescoberto.

SERVIÇO

Exposição #OcupaSacy
Período: 28 de maio a 8 de setembro de 2019
Local Galeria de Artes GTO (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro)
Horário de visitação: das 9h às 21h, de terça-feira a domingo.
Entrada gratuita

YUPI! VAMOS AO TEATRO
Peça Coisas de Sacy

Dia: 2 de junho de 2019
Horário: 16h
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro)
Ingressos: a partir de R$ 8 para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.
Classificação: livre

PROJETO PAREDE
Mural Redemunho
Período:
28 de maio a 08 de setembro de 2019
Local: Foyer Augusto de Lima (Avenida Augusto Lima, 420 – Centro)
Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3270-8100