Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Imaginário infantil transformado em arte

Sesc Palladium recebe exposição do artista plástico Gandhy Piorski, de 7/6 a 23/7
Publicado em 29/05/2017 às 12:49Atualizado em 05/06/2017 às 11:33

A Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium receberá 300 objetos construídos por crianças de 4 a 12 anos, da rede pública municipal de educação e de outras instituições de Fortaleza/CE, a partir de restos de sucata urbana. Trata-se da exposição A criança e a imaginação da matéria, de Gandhy Piorski. A abertura da mostra será no dia 6 de junho, às 19h, e o período expositivo será de 7 de junho a 23 de julho, de terça a domingo, das 9h às 21h. A exposição conta com apoio cultural do Alana.

O conjunto de objetos expressa o poder inventivo, irreverente e despretensioso do ato de brincar. É um verdadeiro convite para desvendar um universo único, concebido pela efervescência criativa do imaginário infantil, onde tudo é possível. “Meninos e meninas orvalharam pequeninas, muito pequeninas, gotas de seu potencial inventivo. Imaginemos, então, como seria uma chuva torrencial de imaginação se oferecêssemos todos os dias o mais natural dos direitos, o mais transformador dos acessos: uma vida interior fecunda, o cultivo do ser, alma em todo o fazer”, reflete Piorski. Na ocasião, o artista plástico também lançará o livro Brinquedos do Chão: a Natureza, o Imaginário e o Brincar.

Nos dias 8 e 10 de junho, Piorski ministrará, no Espaço Multiúso, a oficina Ateliê Livre: Criação de Objetos, voltada para professores e demais profissionais da educação. A proposta é uma construção livre de objetos coletados em sucatas industriais e uma reflexão sobre esse processo. A inscrição gratuita pode ser feita aqui, até o dia 1º de junho. A seleção será mediante análise de currículo e carta de intenção. A divulgação dos selecionados será em 5 de junho e serão preenchidas 40 vagas.

No dia 9, Piorski realizará a palestra A criança, a matéria e o sonho, para o público em geral. A proposta será abordar uma breve investigação sobre o impacto que as matérias primas e as formas provocam na criança a partir de seu campo sensório e até a profundidade de sua vida simbólica. O evento acontecerá no Teatro de Bolso e a entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso 30 minutos antes. Espaço sujeito a lotação.

SERVIÇOS

Programação artes visuais de junho do Sesc Palladium

Abertura da exposição A criança e a imaginação da matéria e lançamento do livro Brinquedos do Chão: a Natureza, o Imaginário e o Brincar (Gandhy Piorski)
Data:
6/6
Horário: 19h
Local: Galeria de Arte GTO (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: gratuita. Espaço sujeito a lotação.
Classificação: livre

Exposição A criança e a imaginação da matéria, com Gandhy Piorski
Data:
7/6 a 23/7
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: Galeria de Arte GTO (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Palestra A criança, a matéria e o sonho, com Gandhy Piorski
Data:
9/6
Horário: 19h
Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita, com retirada de ingresso 30 minutos antes do evento. Espaço sujeito a lotação.
Classificação: livre
Duração: 150 minutos

Oficina Ateliê Livre: Criação de Objetos, com Gandhy Piorski, para profissionais da educação
Data:
8/6 (turma 1) | 10/6 (turma 2)
Horário: 8/6, às 19h | 10/6, às 9h30
Local: Espaço Multiuso do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Inscrição gratuita aqui, até dia 1º/6 | divulgação dos selecionados: dia 5/6
Duração: 180 minutos | Vagas: 40
Classificação: 18 anos

Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100