Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Meu negócio pra chamar de seu e Feira Dez4Meia

Sesc em Minas promove rodadas de negócios e debates virtuais entre empreendedores da economia criativa
Publicado em 13/07/2020 às 11:20Atualizado em 13/07/2020 às 14:50

Uma feira é tradicionalmente o lugar em que vendedores expõem seus produtos para potenciais compradores. Mas, sobretudo, é o lugar do encontro entre as pessoas. Considerando as necessidades de um segmento bem potente e o fato de que, hoje em dia, o encontro tem ocorrido por meios digitais, o Sesc em Minas lança, hoje, dia 13 de julho, às 19h, a Feira Dez4Meia, rodadas de negócios realizadas por meio de encontros para networking e possíveis conexões entre empreendedores ligados à economia criativa. Já no dia 16 de julho, quinta-feira, às 20h, será realizada, no Instagram do Sesc Palladium, a segunda edição do Meu negócio pra chamar de seu, um encontro entre empreendedores de ramos diferentes, para consultoria mútua a partir de cases reais. As duas ações fazem parte do projeto Sessão Dez4Meia, iniciativa do Sesc Palladium para fomentar o cenário da economia criativa em Belo Horizonte.

A gerente do Sesc Palladium, Priscilla D’Agostini, explica que, considerando o papel desempenhado pela unidade na cena cultural da cidade, o momento é de contribuir para a demanda atual do setor produtivo, já que, em tempos de crise, empreendedores sofrem impactos diretos de maneira abrupta e precisam se adaptar: “A economia colaborativa transformou-se em uma questão de sobrevivência em função da pandemia, e a expansão das nossas atividades para os ambientes virtuais colabora com essa demanda do setor, contribuindo, por meio do estímulo a conexões e trocas efetivas, para movimentos de reinvenção por parte dos empreendedores”, explica ela.

 

Uma mão lava a outra

Os encontros da Feira Dez4Meia serão realizados toda segunda-feira e são reverberados em ações posteriores que têm como objetivo estimular o aprofundamento de interlocuções dos empreendedores. Outro importante pilar da iniciativa é a articulação com o Programa Mesa Brasil Sesc, que atua na arrecadação e distribuição de alimentos para instituições sociais. Quem participar da Feira Dez4Meia também poderá atuar no combate à fome e ao desperdício de alimentos, firmando-se como “empresa apoiadora do Mesa Brasil”. Os interessados em fazer parte dessa feira precisam se inscrever pelo e-mail programacaopalladium@sescmg.com.br. Serão selecionados 8 empreendedores para cada edição da rodada de negócios.

 

A riqueza da diferença

O próprio nome do projeto – Meu negócio pra chamar de seu – já dá indícios de que o foco é o outro. É exatamente esta a proposta: promover o encontro entre empreendedores de ramos diferentes, mas que podem se complementar. Os participantes têm como foco dialogar, levantar hipóteses a partir de um olhar no negócio do outro, numa discussão de cases reais e atuais que pode servir de inspiração para o negócio de quem estiver assistindo. A ação é aberta a participação ao vivo, no Instagram do Sesc Palladium: @sesc.palladium. No dia 16/07, participam: Diêgo Penido, artista plástico, designer e desenvolvedor de produtos com mais de 10 anos de experiência no mercado, e Cairê Moreira, fundador da Genyz – Consultoria de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções em 3D.

Em sua primeira edição, que foi ao ar no festival Fartura Digital, os convidados foram Facundo Guerra, empreendedor e autor do livro Empreendedorismo para subversivos, e Lisiane Lemos, especialista em transformação digital. A mediação foi da jornalista e apresentadora Fernanda Ribeiro.

 

Sessão Dez4Meia

Compreendendo que cada vez mais a sociedade caminha para soluções coletivas, surgiu o projeto Sessão Dez4Meia, com o objetivo de fortalecer conexões entre cultura, empreendedorismo, educação e criatividade, sem abrir mão do que faz essas mudanças acontecerem: as pessoas. A iniciativa visa fomentar o cenário da economia criativa em Belo Horizonte e contribuir para a formação de redes colaborativas, ao facilitar as interações entre os profissionais e promover atividades formativas, por meio de talks, workshops e a oferta de um coworking.

Com a pandemia, a proposta, que se formatava como tendência, virou uma questão de sobrevivência para o segmento. Vários empreendedores se viram diante da necessidade de articulação, conexão e reinvenção dos seus negócios. A iniciativa, que contava com a maioria de suas atividades presenciais, passa a se expandir para o virtual, buscando, nesse cenário, realizar ações que sejam diferenciais diante dos vários conteúdos on-line relacionados ao tema.

Para Enedson Gomes, cofundador do Grupo Oriundo de Teatro, de Belo Horizonte, “agora, mais do que nunca, temos um projeto-piloto nascido em um momento muito especial para os artistas, no qual o Sesc Palladium se mostra disponível mais uma vez em todos os aspectos: estruturador, idealizador, catalizador, criando um ambiente que proporcione o desenvolvimento dele e das pessoas envolvidas e ainda agregando mais valor ao que está sendo proposto, através da ampliação da rede de beneficiados por meio do Mesa Brasil.”

 

Programe-se:

Feira Dez4Meia – 1ª edição

Segundas-feiras a partir do dia 13/07 | 19h | plataforma Teams | inscrições: programacaopalladium@sescmg.com.br

 

Meu negócio pra chamar de seu – 2ª edição

Dia 16 de julho | 20h | Instagram do Sesc Palladium:@sesc.palladium