Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

‘Minas ao Luar’ é atração no Barro Preto Fashion Day

Show, realizado pelo Sesc, é uma das principais atrações, em 5/4. Gratuito
Publicado em 27/03/2019 às 09:59Atualizado em 27/03/2019 às 10:43

Saulo Penaforte

O tradicional Barro Preto Fashion Day, evento produzido por um dos mais importantes polos de moda mineira, localizado na capital, terá uma atração marcante neste ano. Uma edição do Minas ao Luar, realizado pelo Sesc, vai marcar a programação do evento.

A próxima edição do projeto de moda – outono/inverno 2019 - será realizada em 5 de abril e terá desfiles, concursos e outras atrações. A programação ocorre na Rua Mato Grosso (no quarteirão entre a Avenida Augusto de Lima e a Rua dos Guajajaras).  O Minas ao Luar, que tem apoio da Globo Minas, iniciará às 20h e terá como atrações a banda Conexsom Brasil e a artista Giselle Couto.

Além do Minas ao Luar, também haverá apresentação da Orquestra de Câmara Sesc, outro projeto musical, de caráter formativo. Será a partir das 13h. A orquestra é uma ação continuada de formação musical com caráter social, cultural e artístico, que promove o acesso à cultura por meio da popularização da música erudita. O projeto configura-se como um sistema de núcleos de orquestras de cordas, gratuito e com ingresso por meio de processo seletivo.

SOBRE AS ATRAÇÕES DO MINAS AO LUAR

Formada em março de 1993, em Belo Horizonte, com o nome de Banda Conexão Brasil, o conjunto passou a se chamar Banda Conexsom Brasil, em 2002. O grupo iniciou as atividades artísticas fazendo eventos de rua e em casas noturnas. A seguir passou a atuar em exposições, em abertura de shows de grandes artistas.

Muito conhecida como interprete de samba e choro, Giselle Couto aposta agora no trabalho autoral (Foto: Alexandre Rezende)

Depois de uma trajetória de mais de 15 anos como interprete, tendo o samba e o choro um lugar especial em sua jornada musical, Giselle Couto aposta em suas composições, iniciando belas parcerias com compositores mineiros. Influenciada pelo rico acervo brasileiro de sambas desde Pixinguinha, Noel Rosa, Cartola até os contemporâneos Paulinho da Viola, Paulo Cesar Pinheiro e outros grandes nomes, Giselle Couto passeia pelo gênero criando suas melodias cheias da sua personalidade musical, com fortes traços do samba tradicional.

‘MINAS AO LUAR’ É PALCO DE GRANDES ENCONTROS, EM TODO O ESTADO

O Minas ao Luar é um projeto de valorização da música brasileira e das culturas populares tradicionais, por meio de apresentações artísticas gratuitas e de qualidade, para toda a família.

O projeto é realizado pelo Sesc para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e da comunidade em geral. É por causa dessas pessoas que a iniciativa mantém itinerância constante há mais de duas décadas, sempre convidando o público para se divertir e celebrar a cultura.

A iniciativa promove o diálogo e o intercâmbio com as manifestações da cultura tradicional nas regiões onde é realizado abrangendo ainda leituras e artistas contemporâneos. Também preza pelo resgate e pela ocupação de espaços públicos. 

O ano de 2018 foi de consolidação do novo formato do Minas ao Luar, apresentando em todas as regiões do estado uma programação artística variada. Nessa fase, representando diversidade de ritmos e estilos, o projeto segue promovendo grandes encontros e fomentando a música nacional.

Para se ter ideia da intensidade da programação, apenas no ano passado o projeto teve 42 edições, alcançando, só neste período, um público superior a 180 mil pessoas.

Entre grupos e artistas da nova geração que ganharam espaço e destaque no Minas ao Luar estão: Giselle Couto, Graveola e o Lixo Polifônico, Tiago Delegado, Texas Radio, Zamat, Carla Sceno, Uncle’s Band, Bloco da Vóvó Joana e Os Violeiros do Médio Paraopeba.

Desde a primeira edição, realizada em 1994, em Diamantina, foram mais de 700 apresentações em mais de 200 municípios, dentro e fora de Minas Gerais, contabilizando um público superior a dois milhões de espectadores. Todo esse sucesso já rendeu a produção de três discos – Minas ao Luar: Canções 1; Minas ao Luar: Canções 2 e Minas ao Luar: Canções 3 – e um livro, com letras e cifras para acompanhamento em violão, o Minas ao Luar: Canções. Além disso, o Sesc lançou, em dezembro de 2014, o primeiro DVD do projeto: Minas ao Luar: ao vivo no Sesc Palladium, que é distribuído, gratuitamente, nas apresentações, como acontece com os três discos e o livro produzidos anteriormente. 

SERVIÇO

Orquestra de Câmara Sesc no Barro Preto Fashion Day  
Data
: 5/4/2019 (sexta-feira)        
Hora: a partir das 13h
Local: Rua Mato Grosso (no quarteirão entre a Avenida Augusto de Lima e a Rua dos Guajajaras)
Entrada gratuita

Minas ao Luar no Barro Preto Fashion Day  
Data:
5/4/2019 (sexta-feira)        
Atrações: Giselle Couto e banda Conexsom Brasil.
Hora: a partir das 20h
Local: Rua Mato Grosso (no quarteirão entre a Avenida Augusto de Lima e a Rua dos Guajajaras)
Entrada gratuita

Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100