Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Rumo a Tiradentes

Encantos da cidade histórica que recebe 23ª Mostra de Cinema
Publicado em 06/01/2020 às 16:01Atualizado em 06/01/2020 às 16:02

2020 começando e o Sesc está presente como parceiro cultural em mais um ano de realização do evento que abre o calendário do audiovisual brasileiro: a Mostra de Cinema de Tiradentes. Em sua 23ª edição, o evento está marcado para acontecer entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro na histórica cidade mineira. O Sesc Cine Lounge receberá a programação com atrações musicais, de cinema e rodas de conversa. Em breve, você pode conferir os detalhes em mostratiradentes.com.br

A temática proposta para este ano é a 'imaginação', na qual pretende-se incentivar o olhar.

Ao longo de nove dias, serão exibidos mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, serão realizadas homenagens a personalidades do audiovisual; oficinas; seminário; debates; a série Encontros com os Filmes; Mostrinha de Cinema e atrações artísticas que vão beneficiar um público estimado em mais de 35 mil pessoas. 

A programação da Mostra é gratuita e será intensa. Aos amantes do cinema, estar em Tiradentes nesse período será um deleite cultural. Mas também pode ser uma oportunidade de conhecer a cidade tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1938, o turismo religioso, a riqueza natural e os arredores. Trouxemos algumas dicas para que as várias possibilidades turísticas e gastronômicas que existem em Tiradentes sejam exploradas ao máximo. Vamos nessa?

Conhecendo Tiradentes
Está com o dia livre? Quer aproveitar e conhecer diversos espaços na cidade? Nada melhor que caminhar para conhecer qualquer lugar. Andar pelas ladeiras e ruas de Tiradentes é um convite ao resgate histórico e aos encantos da cidade, como o comércio e artesanato tão marcantes. Nesses momentos, é inevitável passar por várias igrejas e capelas. A Matriz de Santo Antônio é a principal da cidade e símbolo da arquitetura barroca, sendo o último trabalho assinado por Aleijadinho e é o maior templo com quilos de ouro de Minas e o segundo do Brasil, com mais de 450 kg. A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos possui grande relevância histórica, artística e cultural e é tombada como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacinal (IPHAN). Tem também a Capela Bom Jesus da Pobreza, Capela de São Francisco de Paula, Capela São João Evangelista e Capela de Nossa Senhora das Mercês.

O Largo das Fôrras é a tradicional praça que normalmente nossas cidades mineiras possuem. Reduto dos turistas e repleta de bares e restaurantes, o local é também onde os moradores se reúnem para descanso e a boa prosa no fim de tarde. No Largo do Sol está a estátua do inconfidente que dá nome à cidade, Tiradentes, e também o Museu Padre Toledo. O Chafariz de São José era a principal fonte de abastecimento da cidade no século XVIII e, para os turistas, local certeiro de quem vai à cidade para a foto mais que oficial.

Para quem gosta de museus, o Museu da Liturgia e o Museu Sant'Ana são paradas indispensáveis. O primeiro é o único espaço da América Latina especializado em liturgia. Já o segundo, como o próprio nome faz referência, traz mais de 200 imagens, em diferentes estilos, da santa considerada protetora da família.

Há passeios tradicionais: a Jardineira ou charrete que passa pelos principais pontos turísticos do centro histórico da cidade e o famoso passeio de Maria Fumaça, que liga São João Del-Rei a Tiradentes em 12km de trilhos. 

A natureza
O contato com a natureza é também um ponto forte em Tiradentes. Há diversas cachoeiras, trilhas ecológicas e opções para o ecoturismo. Aí vão algumas sugestões: cachoeira Paulo André, do Mangue e do Urubu. Aos que gostam de uma boa caminhada, as dicas são trilhar pela linha do trem, pela Serra de São José e pela Trilha do Carteiro. Para os não experientes, ser acompanhado por um guia turístico pode ser essencial.
 
Nos arredores
Além dos encantos de Tiradentes, cidades próximas também podem atrair turistas e, pra quem tiver tempo, merecem ser conhecidas.
 
São João del Rei possui diversas atrações como o Museu Ferroviário, a Igreja de São Francisco de Assis, com traçado de Aleijadinho, e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Os casarões também fazem parte do roteiro de quem vai à cidade, como o Solar dos Neves, o Museu de Arte Sacra e Solar da Baronesa. Outros destaques são o Memorial Tancredo Neves e o Museu da Força Expedicionária Brasileira.
 
Bem próximo a Tiradentes está Bichinho, vilarejo conhecido por ser reduto de ateliês artísticos e móveis rústicos, e por isso, destino certo de quem aprecia itens de decoração únicos.  A cidade possui alambiques e a Casa Torta, atrativo turístico oferece um café e galeria de arte.
 
Hospedagem
Muitas são as opções de hospedagens para Tiradentes, seja na própria cidade ou no entorno. Há possibilidades com hostels, pousadas e hotéis para todos os gostos e bolsos. Elencamos opções que possuem mais avaliações dadas pelos clientes no site de reservas Booking.com. Lembrando que aqui reunimos dicas. Nada que uma famosa conversa 'tete a tete' e aquele chorinho no preço não possam acontecer.
 
Hostel
Hostel Tiradentes (9,2)
Pouso Copo de Leite (9,3)
Aconchego Tiradentes (9,4)
 
Pousadas e Hotéis
Pouso Lar Docel Lar (9,9)
Pousada Marília de Dirceu (9,5)
A Arte de Bem Viver (9,5)
Hospedaria da Vila (9,3)