Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Sabará recebe Grupo Galpão e Acredite, um espírito baixou em mim

Além dos espetáculos teatrais, Sesc leva sessões de cinema ao Cine Bandeirante. Entrada gratuita.
Publicado em 04/11/2019 às 11:03Atualizado em 04/11/2019 às 11:03

Para o mês de novembro, o Sesc em Minas leva a Sabará, no espaço cultural José Costa Sepúlveda (antigo Cine Bandeirante), uma programação artística com filmes e teatro. As atividades são resultado de uma parceria com a prefeitura local.

As exibições do Cine Sesc são semanais e começam já nesta quinta-feira, dia 7. Este mês, os espetáculos apresentados são o já consagrado Acredite, um espírito baixou em mim, no 23 de novembro, e De tempo somos, com o Grupo Galpão, encerrando a programação do mês, no dia 30. A entrada é gratuita para toda a agenda, e a classificação etária varia de acordo com os filmes e espetáculos.

Confira a programação completa:

CINEMA

07/11

Eu e meu guarda-chuva (sessões: 8h e 14h | Duração: 83 min | Classificação: livre)

Eugênio é um garoto de 11 anos que jamais se separa do guarda-chuva herdado de seu avô. No último dia de férias, ele e Cebola, seu melhor amigo, precisam entrar na sombria casa onde fica sua nova escola. O motivo é tentar resgatar Frida, a grande paixão de Eugênio, que foi sequestrada pelo fantasma do Barão Von Staffen.

O cangaceiro (20h | Duração: 105 min | Classificação: 14 anos)

O bando de cangaceiros do capitão Gaudino semeia o terror pela caatinga nordestina. É neste contexto que a professora Maria Clódia, raptada durante um assalto do grupo, se apaixona pelo pacífico Teodoro. O forte amor entre os dois gera grande conflito no bando. Realizado em 1953, O Cangaceiro foi um dos maiores sucessos do cinema brasileiro de todos os tempos, conquistando as telas do mundo. O filme ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora no Festival Internacional de Cannes. O sucesso em Cannes levou o filme para mais de 80 países.

14/11

Historietas assombradas (sessões: 8h e 14h | Duração: 90 min | Classificação: 9 anos)

Pepe é uma criança de 12 anos que vive com a avó, uma bruxa-empresária. Ao saber que foi adotado e que seus pais estão vivos, ele parte em uma aventura para encontrá-los. O menino atrai a atenção de Edmundo, um vilão biomecânico que precisa da energia de crianças para se tornar imortal, que rapta a avó de Pepe. Desta forma, o garoto e seus amigos precisam resgatá-la o quanto antes, ao mesmo tempo em que Pepe busca solucionar o mistério do desaparecimento de seus pais.

O pagador de promessas (20h | Duração: 97 min | Classificação: livre)

Zé do Burro e sua mulher Rosa vivem em uma pequena propriedade a 42 km de Salvador (Bahia). Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com a cura do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão Bonitão e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo a negar-lhe a entrada em sua igreja, razão pela qual Zé fez sua promessa em um terreiro de macumba.

21/11

High School Musical - O desafio (sessões: 8h e 14h | Duração: 96 min | Classificação: livre)

Olavo é o capitão do time de futebol de salão da escola High School Brasil, os Lobos Guará. Ele se apaixona por Renata, que chegou há pouco na escola. Em meio a muitas trocas de olhares, eles se envolvem com um concurso de música realizado por Wanessa, uma ex-aluna da escola que agora é uma cantora de sucesso.

A marvada carne (20h | Duração: 77 min | Classificação: 10 anos)

Nhô Quim perambula com seu cachorro pelo interior paulista sonhando com duas coisas: encontrar uma noiva e comer carne de vaca. Ele conhece a jovem Carula, que mora numa aldeia e reza todos os dias para Santo Antônio pedindo um marido. Para fisgar Quim ela o engana dizendo que seu pai, Nhô Totó, possui um boi que será carneado no dia do casamento. Entretanto, antes de casar, Quim deve cumprir uma série de provas.

28/11

Dentro da Caixinha (sessões: 8h e 14h | Duração: 44 min | Classificação: livre)

Arthur, Laura e João passam férias na casa da avó, numa grande cidade. Os três irmãos se distraem com videogames e redes sociais quando, de repente, uma tempestade provoca a queda de energia. Ao ver seus netos entediados sem os passatempos eletrônicos, Neusa revira seu baú de lembranças e surpreende as crianças com o divertido universo das brincadeiras de roda.

Cinema, aspirinas e urubus (20h | Duração: 99 min | Classificação: 14 anos)

Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann, alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho, um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.

 

TEATRO

23/11

Acredite, um espírito baixou em mim (19h | Duração: 80 min | Classificação: 12 anos)

Acredite, um espírito baixou em mim conta a história de um homossexual assumido que, inconformado com a própria morte, foge do céu para viver novas experiências e acaba criando uma grande confusão após incorporar em um machista radical. Os atores mineiros Ilvio Amaral e Maurício Canguçu comandam esta comédia, que é garantia de muito riso. O incontestável sucesso da montagem começa no texto de Ronaldo Ciambroni, que foi capaz de amarrar situações corriqueiras e inusitadas de extremo humor. A peça tem direção de Sandra Pêra, e já fez diversas temporadas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, fazendo mais de 2.000 representações por todo país.

30/11

De tempo somos (20h30 | Duração: 80 min | Classificação: 12 anos)

Fiel ao propósito de experimentação e de busca de linguagens, o Grupo Galpão se lançou neste projeto com o desafio de se reinventar em cena e compartilhar com o público indagações e vivências artísticas. Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, De Tempo Somos recontextualiza e recorda canções do repertório de espetáculos do grupo, além de músicas que surgiram em workshops internos e que chegam ao público pela primeira vez. Mais próximo de um sarau literário musical, a peça traduz um antigo sonho do grupo de celebrar, em formato prático e reduzido, o encontro da música com o teatro, que se tornou a principal marca do Galpão em mais de 30 anos de trajetória.

PARCERIA E PROTAGONISMO NO CENÁRIO CULTURAL

O Sesc busca promover o encontro da população de Sabará com a diversidade de estilos e linguagens artísticas, incentivando a formação dos diversos públicos para a apreciação da cultura e da arte. A parceria com a Prefeitura local acontece de forma colaborativa e concede espaços de protagonismo para as ações do Sesc na agenda cultural do município, em dias nobres de exibições artísticas, de quinta-feira a sábado, entre maio e novembro de 2019. Ao longo deste ano, a parceria já levou a Sabará cerca de 70 sessões de cinema e 10 espetáculos, que incluíram nomes importantes da cena cultural mineira, como a Cia. Fusion de Danças Urbanas, Rodrigo Borges e Chico Lobo.

Com esta parceria, o Sesc reitera seu papel de protagonista no cenário cultural mineiro, num movimento de afirmação institucional pela ocupação nesse equipamento cultural, um dos únicos em funcionamento na cidade e que possui grande potencial para se tornar referência em Sabará, importante cidade histórica de Minas Gerais. Outro ponto é o fomento aos artistas locais no sentido de proporcionar mais espaço para que se apresentem com recursos técnicos de qualidade e melhor divulgação de forma a maximizar o alcance de seus trabalhos artísticos.

Informações para o público: (31) 3270-8100