Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

‘Minas ao Luar Especial Semana Nacional do Choro’ em BH

Programação será realizada em vários endereços da capital, de 17 a 23 de abril
Publicado em 12/04/2017 às 09:40Atualizado em 24/04/2017 às 12:24

Saulo Penaforte

Belo Horizonte é uma referência no país quando o assunto é música instrumental. Neste amplo cenário, o choro é um dos gêneros que mais movimenta artistas e chama a atenção do público. Mesmo sendo um ritmo tipicamente carioca, a capital mineira também é um reconhecido berço de ‘chorões’, como são carinhosamente conhecidos os músicos do segmento.

Para valorizar, reconhecer e incentivar toda a cadeia em torno desse movimento, o Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac, apresenta o Minas ao Luar Especial Semana Nacional do Choro. Diversas apresentações estão previstas para serem realizadas entre os dias 17 e 22 de abril, em diferentes endereços da boemia mineira, sempre a partir das 19h30. A participação é gratuita e não haverá cobrança de couvert artístico nos estabelecimentos. Cada casa participante receberá grupos, artistas e representantes do choro que se destacam na cena mineira. Além disso, no dia 23/4 (domingo), uma grande apresentação vai encerrar as atividades.

A programação começa na segunda-feira (17/4), no Bar do Salomão (rua do Ouro, 895, Serra). Na terça-feira (18/4), o ponto de encontro será o restaurante Maria das Tranças (rua Professor Moraes, 158, Savassi). Na quarta-feira (19/4), a parada será no Bar do Caixote (rua Ivaí, 110, Cruzeiro). Quinta-feira (20/4) será a vez do Bolão (rua Vila Rica, 637, Padre Eustáquio) receber apresentações. Na sexta-feira (21/4), o endereço do choro na capital mineira será o Dalva Botequim (rua Ceará, 1568, Savassi). No sábado (22/4), o Pedacinho do Céu (rua Belmiro Braga, 774, Alto Caiçara) será o destino dos ‘chorões’.

O trombone de vara, com artistas notadamente reconhecidos na cena do choro na capital mineira, será o instrumento que estará em evidência na programação. Por isso haverá destaque para diversos trombonistas. Confira no ‘serviço’, abaixo, as atrações em cada um dos estabelecimentos.

E para fechar a programação haverá um evento especial. No domingo (23/4), a Praça Duque de Caxias, popularmente conhecida como Praça de Santa Tereza, será palco de um grande encontro. A data marca oficialmente o Dia Nacional do Choro, que coincide com o aniversário do músico Pixinguinha. Diversos artistas vão se apresentar no encerramento do projeto, a partir das 9h. A proposta é de uma grande celebração artística e musical. Entre as atrações do dia estão o grupo Choronas (SP); o conjunto Flor de Abacate, que convida Henrique Cazes; além do Clube do Choro de BH que, na ocasião, receberá diversos convidados, entre eles Silvério Pontes e Zé da Velha. Assim como as demais atividades, a participação é gratuita.

De acordo com Paulo Ramos, diretor do Clube do Choro de Belo Horizonte – instituição com 11 anos de atividade – as comemorações relacionadas à Semana Nacional do Choro na capital ganharam uma nova proporção neste ano, com a realização do Sesc. “É importante ressaltar que isso não é um discurso, mas sim uma realidade. A realização deste evento, com duração de uma semana, vai gerar oportunidades para quase uma centena de músicos. Um evento imperdível, com grandes atrações, que por certo deixará boas lembranças. Nada disso seria possível sem o envolvimento do Sesc”, afirmou Ramos.

Diversas atrações foram selecionadas por meio Sesc Fomenta Cultura. Essa iniciativa foi criada com o objetivo de incentivar profissionais que tenham atuação na área artística, por intermédio de um banco de dados. O projeto, que está em sua segunda edição, representa um aprimoramento nos processos curatoriais do Sesc.

‘MINAS AO LUAR’ APRESENTA NOVA IDENTIDADE
O Minas ao Luar Especial Semana Nacional do Choro ainda reserva outra novidade. Nestas apresentações o público conhecerá a nova identidade visual do projeto. A nova proposta surgiu do objetivo de representar a diversidade musical do projeto, que hoje abrange variados movimentos artísticos e musicais. 

A nova marca foi criada a partir da ‘hibridização’ do projeto. Ou seja, da busca de representar esse novo momento no qual diversos estilos musicais se encontrarão nos palcos do Minas ao Luar, em todo o território mineiro. 

Para o diretor regional do Sesc em Minas, Luciano de Assis Fagundes, essa nova fase vem para reforçar e ampliar a representatividade artística que o projeto alcançou ao longo dos anos, tornando-se uma das mais importantes iniciativas de valorização da música brasileira. “O Minas ao Luar é um verdadeiro patrimônio da cultura nacional. Um grande palco, itinerante, que percorre todo o estado promovendo grandes encontros e um intenso intercâmbio artístico. Sempre apresentando ao público, gratuitamente, o melhor da música do país”, observou.  

SERVIÇO

Minas ao Luar Especial Semana Nacional do Choro 2017

Data:
17/4, segunda-feira 
Horário: 19h30
Local: Bar do Salomão (rua do Ouro, 895, Serra)
Atrações: Clube do Choro de BH convida o trombonista Marcelo Ribeiro
Entrada gratuita. Sem cobrança de couvert.

Data: 18/4, terça-feira Horário: 19h30
Local: Restaurante Maria das Tranças (rua Professor Moraes, 158, Savassi)
Atrações: Lígia Jacques; Clube do Choro de BH convida o trombonista Marcos Flávio
Entrada gratuita. Sem cobrança de couvert.

Data: 19/4, quarta-feira 
Horário: 19h30
Local: Bar do Caixote (rua Ivaí, 110, Cruzeiro)
Atrações: Trio Bola Preta; Clube do Choro de BH convida o trombonista Wesley Procópio
Entrada gratuita. Sem cobrança de couvert.

Data: 20/4, quinta-feira 
Horário: 19h30
Local: Bolão (rua Vila Rica, 637, Padre Eustáquio)
Atrações: Quinto do Choro; Clube do Choro de BH convida o trombonista Leonardo Brasilio
Entrada gratuita. Sem cobrança de couvert.

Data: 21/4, sexta-feira 
Horário: 19h30
Local: Dalva Botequim (rua Ceará, 1568, Savassi)
Atrações: Isto é Nosso; Clube do Choro de BH convida o trombonista Alaécio
Entrada gratuita. Sem cobrança de couvert.

Data: 22/4, sábado  
Horário: 19h30
Local: Pedacinhos do Céu (rua Belmiro Braga, 774, Alto Caiçara)
Atrações: Pedacinhos do Céu; Clube do Choro de BH convida o trombonista Hélio Pereira - participação de Zé da Velha (trombone) e Silvério Pontes (trompete)
Entrada gratuita. Sem cobrança de couvert.

Data: 23/4, domingo  
Horário: 9h
Local: Praça Duque de Caxias (Praça de Santa Tereza)
Atrações: Choronas (SP); Flor de Abacate convida Henrique Cazes; Clube do Choro de BH convida Zé da Velha, Silvério Pontes e os seis trombonistas que participaram da programação ao longo da semana.
Entrada gratuita.

Informações para o público: (31) 3270-8100