Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

‘Sesc Fomenta Cultura’ oferece oportunidades para artistas

Instituição pretende incentivar atividades culturais expandindo e fortalecendo processos internos de curadoria
Publicado em 08/02/2017 às 12:00Atualizado em 14/02/2017 às 10:54

Saulo Penaforte

Mais uma oportunidade para artistas que desejam ampliar a percepção e o conhecimento do trabalho que desenvolvem. Pelo segundo ano consecutivo, o Sesc em Minas receberá inscrições e dará continuidade a um processo interno de curadoria para a execução de projetos culturais no decorrer de 2017. Isso ocorre por meio do Sesc Fomenta Cultura, iniciativa criada com o objetivo de incentivar profissionais que tenham atuação em diversas áreas da cultura. Esse chamado público da instituição não se trata de um edital, mas de um canal de acesso aos processos de curadoria do Sesc.

Inicialmente, o projeto contemplou profissionais voltados para as linguagens de música, contação de histórias e artes visuais. Neste ano, a iniciativa cresceu e vai abranger outras modalidades, como artes-cênicas, literatura e biblioteca. Ou seja, mais chances para os artistas mostrarem seu trabalho por meio do Sesc.

Os interessados podem se inscrever aqui. O prazo para envio de material vai de 8/2/2017 a 10/3/2017.

Os trabalhos e os artistas inscritos poderão ser selecionados pela curadoria do Sesc e convidados a se apresentarem nos projetos relacionados às suas áreas de atuação. O Sesc promove, constantemente, diversas ações culturais e formativas em todo o território mineiro.

Veja em quais iniciativas é possível inscrever trabalhos e acesse os anexos com as informações completas sobre cada ação:


Em uma nova fase, o Minas ao Luar valoriza a diversidade da música brasileira. Além de clássicos de todos os tempos, as leituras contemporâneas agora incrementam o repertório do projeto, que percorre todo o estado. Oferece acesso gratuito à cultura musical por meio de apresentações artísticas noturnas e ao ar livre. Também estimula a ocupação de espaços públicos e dialoga com a cultura regional. Confira aqui o descritivo completo da ação.

> Faça sua inscrição


A atividade compreende a realização de mostras de artes contemporâneas e populares compostas por exposições individuais e coletivas de artistas em construção de portfólio, com até um ano de exposição individual em instituição de arte e cultura. São gratuitas e de promoção das diversas modalidades da área (pintura, desenho, escultura, cerâmica, fotografia, objeto, vídeo, performance, instalação, intervenção ou híbridas). Confira aqui o descritivo completo da ação.

> Faça sua inscrição


A prática de contação de histórias contribui para a transmissão da literatura oral e promoção de atividades relacionadas à leitura. A atividade é direcionada ao público infantil, adolescentes, adultos e é uma ação de valorização literária e incentivo ao ato de ler. Confira aqui o descritivo completo da ação.

> Faça sua inscrição


Buscando identificar com mais nitidez as reais demandas e potencialidades das artes cênicas no estado, o Sesc em Minas, por meio do OFF Cena – Cena e Rua, leva às ruas das cidades do interior de Minas Gerais uma programação consistente e relevante, que abrange teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance, com foco em produções artístico-culturais que busquem responder às inquietações dos indivíduos na contemporaneidade, desviando dos interesses da indústria do lazer e da cultura de massas. Confira aqui o descritivo completo da ação.

> Faça sua inscrição


São propostas atividades que consistem em ações que visam habilitar os usuários na utilização de recursos informacionais, estimulando a autonomia, a formação de leitores críticos e a percepção ampliada do mundo. Confira aqui o descritivo completo da ação.

> Faça sua inscrição


A atividade consiste em oficinas de escrita para o desenvolvimento da redação de diferentes gêneros literários, como contos, poemas e romances. As oficinas objetivam introduzir as especificidades da escrita literária e o trabalho de criação e construção do texto, por meio das técnicas comuns a esse gênero. Confira aqui o descritivo completo da ação.

> Faça sua inscrição.  


É um projeto voltado ao fomento de artistas que não têm grande projeção midiática, de qualquer gênero musical, perpassando vários estilos da música popular brasileira e outros gêneros pertinentes ao desenvolvimento da música em si. O foco principal é contemplar músicos com trabalho autoral, podendo abranger intérpretes; em ambos os casos, as propostas devem garantir um conceito de apresentação artística que possa ser assimilável, singular e distinguível pelos curadores que analisarão os materiais. Confira aqui o descritivo completo da ação.

> Faça sua inscrição


Mais uma iniciativa na área de artes visuais caracterizada por intervenções artísticas efêmeras e regulares, em uma parede ou painel das unidades Sesc. A ação consiste na ocupação de um espaço expositivo aberto, localizado em uma zona de passagem com elevado número de transeuntes. Dessa forma, o Projeto Parede permite ampliar o acesso e a interação do público com o processo criativo do artista. As obras são bidimensionais e ficam expostas de 1 a 12 meses. Confira aqui o descritivo completo da ação.

> Faça sua inscrição.


SERVIÇO
Inscrições para o Sesc Fomenta Cultura
Data:
8/2/2017 a 10/3/2017
Inscrições aqui
Gratuito

Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100