Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Sesc na Feira Nacional do Livro e Festival Literário de Poços de Caldas

‘Espaço Sesc Flipocinhos’ terá 42 atrações e vários convidados, de 27/4 a 5/5
Publicado em 18/04/2019 às 16:37Atualizado em 23/04/2019 às 11:14

Saulo Penaforte

Uma parceria em prol do desenvolvimento cultural e do incentivo à leitura que já tem uma história de sucesso. É por isso que o Sesc e a Feira Nacional do Livro, junto com o Festival Literário de Poços de Caldas, renovam esse propósito em 2019 para o 14º ano desses projetos. 

Em mais esta edição, que neste ano será realizada de 27 de abril a 5 de maio, o Espaço Sesc Flipocinhos promete ser um dos principais atrativos, com uma programação gratuita e especialmente pensada para o público infantojuvenil.

O Bando NucleArte vai apresentar um inusitado cortejo literário durante a Flipocinhos (Foto: Nando Gonçalves)

Além disso, neste ano, mais do que títulos com descontos durante todo o evento, as Edições Sesc São Paulo marcam presença em duas atividades da programação principal (veja abaixo). Tradicionalmente o projeto é realizado no Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas, Centro).

Diversas ações estão previstas no espaço cuidadosamente criado pelo Sesc. A programação contempla apresentações teatrais, oficinas, diversas contações de histórias, intervenções literárias, encontros com escritores de destaque deste segmento e até um cortejo poético. Para se ter idéia do alcance dessa iniciativa, somente em 2018, pelo menos nove mil pessoas passaram pelo espaço. As atrações são sempre gratuitas.

Entre os destaques da extensa programação que têm como convidados autores, artistas e pesquisadores está uma oficina com o escritor Daniel Munduruku. Ele fará um debate sobre ‘por que devemos contar histórias para nossas crianças? ’.

Daniel Munduruku é escritor indígena. Graduado em filosofia, tem licenciatura em história e psicologia. Doutor em educação pela USP, já recebeu diversos prêmios no Brasil e exterior. Entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Muitos de seus livros receberam o selo ‘altamente recomendável’ concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Será em 1/5 (quarta-feira), a partir das 19h.  

Já a escritora Marilda Castanha fará um debate sobre ‘Livro ilustrado: memória e afetos’. Marilda nasceu na capital mineira, onde se formou em Belas Artes. Tem dezenas de livros ilustrados e participações em exposições, no Brasil e no exterior, como por exemplo a mostra ‘Le Imaggini de la Fantasia’ (Sarmede, Itália). Entre os prêmios recebidos destacam: o Jabuti de Ilustração, o Prix Graphique Octogone, (Paris), e o Runner up (Japão. Em 2011 o livro “Mil e uma estrelas” (Ed. SM) foi  selecionado para a lista White Ravens, da Biblioteca de Munich. O encontro com a escritora será em 2/5 (quinta-feira), a partir das 19h.

O escritor indígena Daniel Munduruku é um dos convidados do Espaço Sesc Flipocinhos (Foto: Divulgação)

Outra convidada especial do Espaço Sesc Flipocinhos é a escritora Cidinha da Silva. Ela foi convidada a abordar ‘o que cabe na literatura para a infância e adolescência? ’. Cidinha da Silva é mineira, prosadora e dramaturga. Possui 14 livros autorais. ‘Um Exu em Nova York’ e ‘O homem azul do deserto’ são os mais recentes. No teatro destaca ‘Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas’. Tem textos traduzidos para o francês, espanhol, inglês e italiano. Organizou o livro ‘Africanidade e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil’. A atividade com ela será em 4/5 (sábado), a partir das 19h.  

Entre as contações de histórias, um dos destaques é o Clube Osquindô que apresentará nos dias 3, 4 e 5/5 narrativas sobre lendas e personagens presentes no livro Abecedário de personagens do folclore brasileiro. A obra estará à venda no estande das Edições Sesc São Paulo. As apresentações serão sempre a partir das 10h.

Outra atração especial desta edição será um grande cortejo artístico que converge música, literatura e poesia. ‘Bando NucleArte e o Cortejo Literário’ é uma ação cênico-musical que, de maneira inusitada, apresenta atores declamando textos consagrados de grandes autores como Ariano Suassuna, Fernando Pessoa e Hilda Hilst. Com suas vozes e instrumentos musicais, os atores interpretam músicas de Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Alceu Valença e Chico Buarque. Toda a parte musical é executada ao vivo, incluindo músicas e textos autorais. Ocorre em 28/4 (domingo), a partir das 12h.

Ainda é possível destacar a realização do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. Trata-se de um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Em 2019 serão quatro atrações entre bate-papos, debates e espetáculos.  

Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Os convidados são escolhidos por meio de uma curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc em todo o país. Entre os participantes desta edição estão escritores como: Carlos Fialho, Gustavo Czekster, Gleison Nascimento, Agda Moura, Daniela de Brito e Ricardo Chacal. Veja o detalhamento do Arte da Palavra no Espaço Sesc Flipocinhos aqui. 

Ao todo o Espaço Sesc Flipocinhos vai apresentar, durante os nove dias, 42 atrações de diferentes estilos e para todos os gostos. Para conferir a programação completa, clique aqui

Convide sua família e amigos para participar do projeto pelo evento aqui no Facebook.

EDIÇOES SESC SÃO PAULO
Em 2019 as Edições Sesc São Paulo voltam a marcar presença nos eventos de literatura realizados em Poços de Caldas. Porém, desta vez, de maneira ampliada. É que além de títulos com descontos - durante todo o evento - a editora realizará duas atividades na programação principal.

A primeira delas ocorre em 3/5, às 15h. Será um bate-papo com o artista plástico e pesquisador Percival Tirapeli seguido por uma visita coletiva à Basílica Nossa Senhora da Saúde, Igreja Matriz de Poços de Caldas, construída em 1937. A conversa vai partir do conteúdo do livro Patrimônio colonial latino-americano, que apresenta a riqueza estética e cultural criada na América Latina durante o período colonial.

No dia seguinte (4/5), a partir das 11h, a autora Nádia Battella Gotlib realiza um bate-papo baseado no conteúdo do livro Tarsila do Amaral, a modernista, que recria a trajetória libertária da artista detalhando seu empenho e resistência em prol tanto de sua diversidade afetiva quanto de sua prodigalidade artística, sua postura vanguardista perante as questões sociais e o papel da mulher na sociedade brasileira do século XX. Os encontros também ocorrem no Espaço Cultural da Urca.  

 

O grupo Osquindô que apresentará narrativas sobre lendas e personagens presentes no livro 'Abecedário de personagens do folclore brasileiro' (Foto: Luciano Almeida)

MESA BRASIL SESC
Uma das novidades neste ano é um convite para um gesto solidário. No dia 4 de maio o Espaço Sesc Flipocinhos vai receber doações para o Mesa Brasil Sesc. Será de 9h às 21h. Na ocasião o público poderá fazer a doação de alimentos não perecíveis tais como alimentos secos estocáveis (cereais, massas, farináceos, grãos); matinais enlatados ou acondicionados em embalagem plástica ou papel (leite em pó, achocolatados, farinha lácteas ou outros cereais em pó); conservas em geral (milho, azeitonas, ervilhas, leite condensado, creme de leite) entre outros.

Atualmente o Mesa Brasil Sesc atende a 17 instituições em Poços de Caldas, às quais as doações serão destinadas. Entre elas é possível destacar a Associação do Voluntariado Contra o Câncer, Associação dos Deficientes Físicos, Associação de Assistência aos Deficientes Visuais, entre outras. Para saber mais sobre o programa, clique aqui.    

SOBRE O EVENTO
A Feira Nacional do Livro, junto com o Festival Literário de Poços de Caldas, são dois dos mais importantes eventos de literatura do Brasil. Eles têm como missão principal oportunizar a todos o acesso facilitado ao mundo dos livros e o contato com os escritores, de forma gratuita.

Dessa forma, o projeto se torna o único temático no Brasil que aborda assuntos variados e diversificados, misturando profissionais e assuntos das mais diversas áreas, tendo como pano de fundo a literatura e os autores. Na edição de 2018 os projetos reuniram um público de aproximadamente 85 mil pessoas. Acesse o site e saiba mais sobre os projetos.


SERVIÇO
Espaço Sesc Flipocinhos 2019
Data: de 27 de abril a 5 de maio de 2019
Atividades e horários:
programação completa aqui 
Local: Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas, Centro – Poços de Caldas)
Entrada gratuita

Informações sobre o evento (público): (35) 2101-8995 | 8973 | 8950