Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Sesc Palladium recebe vencedor do ‘Prêmio Sesc de Literatura 2019’

João Gabriel Paulsen vem a BH para lançar ‘O doce e o amargo’, no dia 3 de dezembro
Publicado em 26/11/2019 às 19:04Atualizado em 26/11/2019 às 19:06

Estudante de Filosofia, 19 anos. Este é João Gabriel Paulsen, vencedor do ‘Prêmio Sesc de Literatura 2019’. Mineiro de Juiz de Fora, ele foi o vencedor da premiação na categoria ’Conto’, com ‘O doce e o amargo’, coletânea composta por nove contos. A cerimônia de lançamento do livro em Belo Horizonte, acontece no dia 3 de dezembro, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro), às 19h30. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes do evento. O espaço é sujeito a lotação.

A programação ainda terá um bate-papo entre João Gabriel e o também vencedor do prêmio, na categoria ‘Romance’, Felipe Holloway, autor de ‘O legado de nossa miséria’. O debate será mediado por Carlos Herculano.

Lançado pelo Sesc em 2003, o ‘Prêmio Sesc de Literatura’ identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de inclui-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares. Reconhecido como uma das mais importantes premiações do gênero no país, o concurso cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

A edição deste ano recebeu 1.969 inscrições, número recorde de participação, sendo 926 coletâneas de contos e 1043 romances.

Saiba mais sobre o ‘Prêmio Sesc de Literatura’ aqui.

JOÃO GABRIEL PAULSEN

Estudante de filosofia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), João Gabriel tem 19 anos e escreve desde os 15, tendo iniciado pela poesia e depois avançado na prosa. Ele confessa que ser vencedor de uma das categorias do Prêmio Sesc de Literatura é uma sensação indescritível. “Receber uma confirmação dessas – de que você produz literatura de qualidade – é fenomenal”, comemora. “Sempre tive muita afinidade com as palavras e leio bastante, o que me levou ao amor pela literatura. A vitória abre uma série de possibilidades no campo da produção literária, é uma indicação do que posso vislumbrar a partir de agora para o meu futuro”, declara.

‘O doce e o amargo’ é uma coletânea composta por nove contos que tratam das tensões geracionais e os conflitos ocasionados pelos ritos de passagem. Entre crianças que vão ao enterro da mãe, a busca do amor fugidio como saída para o vazio existencial e um rapaz preso numa cela com um demônio, o livro oscila entre o onírico e o real como plataformas de uma prosa densa e ao mesmo tempo fluente.

 

SERVIÇO

Prêmio Sesc de Literatura

Lançamento do livro ‘O doce e o amargo’, de João Gabriel Paulsen

Debate do escritor com Felipe Holloway (vencedor da categoria Romance desta edição do Prêmio)

Mediação de Carlos Herculano | Leitura dramática com Leo Gonçalves

Data: 3 de dezembro de 2019

Horário: 19h30

Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)

Entrada: gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes do evento. Espaço sujeito a lotação.

 

Informações para o público: (31) 3270-8100