Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Colégios Sesc abrem edital com mais de 270 bolsas em Processo Seletivo 2021

Inscrições a partir de 5/10, em Araxá, Contagem, Governador Valadares e Montes Claros
Publicado em 05/10/2020 às 12:02Atualizado em 05/10/2020 às 12:02

Uma instituição que preza pela qualidade do ensino, mas que vai além dos conteúdos formais e decide estar ao lado dos alunos e suas famílias nesse momento de dificuldades e incertezas. Esse é caminho prioritário e trilhado pelo Sesc por meio dos Colégios Sesc que, a partir de 5 de outubro, estarão com inscrições abertas em suas quatro unidades para o edital do Processo Seletivo 2021, com mais de 70% das vagas gratuitas. No total, são 384 vagas, sendo 273 para bolsistas – voltadas para dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, com renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos. A mensalidade contempla material didático, uniforme, mochila e lanche, elaborado por nutricionista. As inscrições para os alunos pagantes podem ser feitas até 18 de dezembro. Já para os bolsistas, o prazo máximo é 30 de outubro.

Em Contagem, na região Metropolitana, e Montes Claros, Norte de Minas, as vagas são para Educação Infantil, atendendo crianças de 2 e 3 anos. Em Governador Valadares, Leste do estado, o foco é o Ensino Fundamental – anos iniciais (1º, 3º, 4º e 5º anos). Na cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, as vagas são para Ensino Fundamental, e a unidade inclui em seu escopo a Educação Infantil. A consulta sobre o quantitativo de vagas pode ser feita na unidade de interesse.

Além de professores qualificados, os Colégios Sesc contam também com profissionais de Psicologia e Serviço Social, que compõem o Núcleo de Apoio Psicossocial (Naps), iniciativa pela qual é feito o acompanhamento do aluno considerando-o em seus múltiplos aspectos: sociais, familiares e culturais e têm sido essencial para o apoio às famílias nessa pandemia.

A saúde nutricional das crianças também é algo de extrema importância. Por isso, o Sesc oferece lanche para os pequenos, com cardápio elaborado e acompanhado por nutricionista.

Nos Colégios Sesc, a integralidade da educação encontra a saúde, as ações de lazer e esporte, e ainda o incentivo às manifestações artísticas em todo o tempo.

COLÉGIOS SESC

Os Colégios Sesc são voltados para o acompanhamento individualizado, com turmas reduzidas, favorecendo assim o contato mais próximo do professor e facilitando o processo de aprendizagem. A proposta pedagógica tem foco na formação integral do aluno, buscando desenvolver competências que o possibilite exercer a cidadania e a responsabilidade social.

A estrutura física dos Colégios é diferenciada, possibilitando integração com os demais espaços existentes nas unidades do Sesc, como quadras, piscinas e áreas verdes. No Ensino Fundamental o currículo contempla aulas de música, inglês e tecnologia/ robótica. No Colégio Sesc Araxá, as salas possuem cantinhos de pesquisa com computadores e tablets com acesso à internet, possibilitando o desenvolvimento de aulas com experiências tecnológicas para os alunos. Como todos os itens estão inclusos na mensalidade, não há cobrança de taxa extra para as atividades no Colégio Sesc.

Mais informações podem ser obtidas em sescmg.com.br/colegiosesc .

APOIO SESC ÀS FAMÍLIAS E ESTUDANTES

Em todas as suas iniciativas, o Sesc busca entregar mais que projetos ou ações, mas cumprir seu importante papel social. Com a interrupção das atividades presenciais da educação e tantas mudanças na rotina devido à pandemia, o Sesc buscou outros meios de estar presente e dar apoio aos alunos e familiares.

Por meio do Plantão Social, o Naps realiza atendimentos sociais telefônicos, de forma ativa e receptiva, em que nossos assistentes sociais e psicólogos acolhem as demandas emocionais, dão orientações sobre funcionamento das atividades educacionais do Sesc, rotina familiar e encaminhamentos para benefícios e direitos sociais às famílias dos estudantes dos Colégios Sesc, Cria Sesc, Projeto Habilidades de Estudo (PHE) e Sesc Alfabetização. Em pouco mais de dois meses de atuação já foram contabilizados cerca de mil atendimentos a centenas de famílias em 15 cidades do estado. 

Como desdobramento do Plantão Social, mais de 200 famílias em situação de vulnerabilidade social nos municípios de Araxá, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberaba e Uberlândia e estão sendo assistidas com o Kit Sesc Solidário, ação composta pela entrega de kits contendo itens de primeira necessidade, como cesta básica, álcool em gel, enxoval (lençóis casal e solteiro, fronhas, toalhas de banho e rosto), água mineral, pasta Sesc  e máscaras de proteção, beneficiando mais de 710 pessoas.

Uma atividade já presente na vida para milhares de crianças, as aulas on-line ainda eram obstáculo para algumas famílias que não tinham infraestrutura para dar sequência ao ensino à distância, seja pela ausência de equipamento ou dificuldades com a utilização do celular. Diante disso, o Sesc emprestou dezenas de computadores para estudantes do Colégio em Governador Valadares e a ação seguirá para o Colégio Sesc em Araxá, alcançando o total de 200 alunos. A medida também poderá ser estendida para 2021 caso as aulas sejam híbridas (on-line e presenciais), conforme determinações dos órgãos competentes.

SERVICO
Processo Seletivo Colégios Sesc – edital 2021
Inscrições:
de 5 de outubro a 18 de dezembro, para alunos pagantes; e até 30 de outubro para os bolsistas
Público: crianças da Educação infantil e Ensino Fundamental
Locais:
Colégio Sesc em Araxá: Rua Dr. Edmar Cunha, 150, Santa Terezinha | (34) 3201-8119
Colégio Sesc em Contagem: Rua Padre José Maria de Man, 805, Bairro Novo Riacho | (31) 2108-4544
Colégio Sesc em Governador Valadares: Avenida Veneza, 877, Grã-Duquesa | (33) 2102-9821
Colégio Sesc em Montes Claros: Rua Coronel Spyer, s/nº, Centro | (38) 2104-5109