Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Atividades no Sesc em Minas seguem suspensas temporariamente

Parte da estrutura e do corpo técnico estão à disposição do poder público em colaboração combate ao coronavírus
Publicado em 16/03/2020 às 18:08Atualizado em 16/04/2020 às 15:29

Assim que o primeiro caso do coronavirus (Covid-19) foi registrado no Brasil, logo falamos aos nossos públicos sobre medidas de prevenção para a doença. Conforme o quadro foi evoluindo, mantivemos nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos nossos clientes, profissionais e comunidades onde atuamos.

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), suspendemos as atividades e fechamos, temporariamente, nossas unidades para o atendimento presencial ao público, no último dia 18 de março. A partir desta data, intensificamos a divulgação de medidas de prevenção contra a doença e implementamos o trabalho home office, para a maior parte dos funcionários.

Com o aumento do número de casos da Covid-19 em nosso estado, decidimos por mantê-las suspensas por tempo indeterminado. A medida busca zelar pelo bem-estar e saúde de todos.

Cumprindo nosso papel social, estamos colaborando com o poder público e disponibilizando parte de nossa infraestrutura e do nosso corpo técnico para ações de combate ao coronavírus.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, desde 26 de março, o Sesc Centro de Excelência em Saúde vem oferecendo as vacinas gratuitas contra a gripe para idosos e profissionais de saúde, conforme calendário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A partir de 16 de abril a imunização atende também profissionais que atuam nas forças de segurança e salvamento, pacientes com doenças crônicas de qualquer idade, pessoas privadas de liberdade e caminhoneiros. Dentro da campanha, nossos empregados que fazem parte do grupo de risco e profissionais de saúde que estão na linha de frente neste momento, também estão sendo imunizados contra o H1N1.

A unidade está organizada com todos os cuidados para se evitar a aglomeração de pessoas, segundo as diretrizes oficiais do Ministério da Saúde, tais como: filas com distância de 1,5 metro entre os clientes, triagem de pacientes com sinais de infecção respiratória, uso de todos os equipamentos de proteção individual preconizados.

As outras vacinas oferecidas pela unidade de saúde também estão disponíveis, com preços diferenciados para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

Outra importante estrutura do Sesc em Minas, a hospedagem do Sesc Venda Nova também foi disponibilizada ao poder público na luta contra a Covid-19. Ao todo, as 260 unidades habitacionais (chalés) do local poderão receber, diariamente, até 300 pessoas em situação de rua que estejam com sintomas de gripe e precisem permanecer em quarentena. O direcionamento dessas pessoas é feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte e todos já são atendidos pelos abrigos da Prefeitura. A unidade começou a receber essas pessoas na segunda-feira (06/04). O Sesc em Minas colocou à disposição toda a estrutura, com colchões e travesseiros, itens de higiene pessoal, roupas de cama e banho, além de frigobar e TV.

O projeto Hospedagem Social, que também funciona no Sesc Venda Nova, continua operando normalmente, dentro dos padrões de saúde e segurança. A iniciativa acolhe crianças e jovens de até 18 anos que estão em tratamento médico em Belo Horizonte e que precisam da infraestrutura de transporte, alimentação e hospedagem. O espaço já conta com a estrutura que possibilita o distanciamento social, a higiene pessoal e alimentação, assim como cuidados de saúde.

Na Região Metropolitana de BH, o Sesc Contagem também colocou sua estrutura de hospedagem à disposição da prefeitura da cidade. A unidade se ofereceu para receber os profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate neste momento delicado. Seria uma maneira de proporcionar conforto e descanso a médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, entre outros, sem que eles precisem voltar para suas casas, evitando assim que coloquem em risco a saúde de seus familiares. A proposta está sendo avaliada pela Prefeitura de Contagem.

APOIO TAMBÉM NO INTERIOR

Seguindo o mesmo modelo do acordo entre a Prefeitura de BH e o Sesc Venda Nova, no dia 8 de abril, também foi firmada parceria junto à Prefeitura de Paracatu, com o Sesc em Minas cedendo sua estrutura de hospedagem na cidade para acolhimento de pessoas em situação de rua que necessitam do isolamento social, independentemente de apresentarem ou não, sintomas da Covid-19. Os chalés disponibilizados no Sesc Paracatu possuem banheiro individual, TV, ar condicionado ou ventilador, e frigobar. A prefeitura vai disponibilizar os itens de higiene pessoal, como sabonete, shampoo, condicionador, escova de dentes e creme dental. A capacidade de atendimento é de até 60 pessoas por dia. O acolhimento e o encaminhamento para a unidade ficarão a cargo da Prefeitura de Paracatu, assim como a operação do serviço.

Em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, a estrutura que pertence ao Sesc, cuja cessão para uso do espaço já vinha sendo negociada com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), também foi cedida à prefeitura da cidade, para medidas de apoio no combate à covid-19. Sesc e Seplag concordaram que, neste momento, o espaço será fundamental às ações de contenção da doença.

MESA BRASIL

Essencial neste momento de incertezas, outra iniciativa de destaque que segue firme em funcionamento é o Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e combate ao desperdício. 

Em Montes Claros, o Mesa, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a prefeitura, sociedade civil e empresários, formaram a Rede Solidária Covid-19. A iniciativa tem apoiado pessoas em situação de rua, catadores de material reciclável e famílias em vulnerabilidade social. O Mesa Brasil atua como referência na coleta e distribuição dos alimentos arrecadados pela Rede, direcionando os itens arrecadados aos mais necessitados.

Continuaremos monitorando a evolução da pandemia junto às autoridades de saúde. Como as Centrais de Atendimento e Contact Center estão com as atividades suspensas para proteger nossa equipe, qualquer mudança será informada pelos nossos canais Instagram (@sescmg) e Facebook (@SescMinas) ou por aqui. Em caso de dúvidas mais específicas, acesse o link e preencha o formulário.