Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Sesc abre temporada 2019 do ‘Viva a rua’ em Esmeraldas

Iniciativa ocorre neste sábado (27/4), das 9h às 17h. Participação gratuita
Publicado em 24/04/2019 às 12:23Atualizado em 29/04/2019 às 11:52

Saulo Penaforte

Vai começar a temporada deste ano do projeto Viva a rua, uma iniciativa que leva lazer, oficinas e serviços gratuitos às comunidades de várias cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A primeira edição de 2019 será neste sábado (27/04), no município de Esmeraldas (Praça Getúlio Vargas, Centro), das 9h às 17h. Os temas abordados desta vez serão dança e circo. O objetivo é valorizar essas duas formas de manifestação artística.

O Viva a rua é uma iniciativa da TV Globo Minas com realização do Sesc. O evento pretende ainda resgatar a rua como principal ponto de encontro das pessoas.

O Sesc oferecerá diversas atividades recreativas no Espaço de Lazer e ações de incentivo à leitura por meio do BiblioSesc. Ao longo do evento serão realizadas atividade de pintura facial, brincadeiras como cama elástica, pula pula, oficinas, pega vareta, cai não cai, amarelinha, jogos de mesa, distribuição de balões, espaço kids, entre outras.

A cada edição o ‘Viva a rua’ recebe milhares de pessoas oferecendo atrações culturais, de lazer e serviços na área de saúde, por exemplo (Foto: Saulo Penaforte)  

A instituição ainda presenteará a comunidade com um kit especial de brincadeiras, feito pela Equipe de Recreação das Unidades Móveis do Sesc, construídos, em sua maioria, com materiais reaproveitados. A ideia é resgatar alguns jogos e brincadeiras antigas, promovendo ao público a oportunidade de interação e diversão. O kit será doado para uma instituição da comunidade local para que seja utilizado em outras ocasiões. 

Entre as atrações especiais convidadas para a edição que abre a temporada estão o Circo Teatro El Indivíduo com o espetáculo ‘Cirko Miko’, uma trupe irreverente, com artistas cômicos que fazem a alegria da plateia com diversas trapalhadas. Haverá apresentação do grupo Brother Soul, um dos mais tradicionais do gênero na capital mineira. O grupo já conta mais de três décadas de trajetória artística.

ESPAÇO DE LAZER SESC
O Espaço de Lazer é uma atividade gratuita do Sesc que oferece oportunidade de lazer aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, e às comunidades de Belo Horizonte, Região Metropolitana e interior de Minas Gerais, de maneira itinerante. Com essa ação, o Sesc disponibiliza ao público jogos recreativos, brinquedos, brincadeiras, atividades lúdicas e oficinas criativas, além de jogos desportivos e eletrônicos. 

BIBLIOSESC
O BiblioSesc é uma biblioteca itinerante que, desde 2013, leva a moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana, acesso à informação e ao conhecimento. Contando com quase 3 mil títulos da Literatura Brasileira e Estrangeira, o projeto tem como objetivo incentivar o hábito de leitura e a formação de novos leitores, atuando, uma vez por semana, em quatro localidades diferentes. No Viva a rua, há a oportunidade para o público conhecer melhor este projeto, conferir os livros e revistas que estão à disposição para consulta no local e participar das oficinas de incentivo à leitura.

SOBRE AS ATRAÇÕES

CIRCO TEATRO EL INDIVÍDUO
- Este circo é uma verdadeira confusão: os malabaristas erram, os mágicos revelam seus truques, os acrobatas são falsos e o público descobre a cada número circense como uma pessoa é posta ao ridículo mediante o fracasso, que na arte do palhaço é a chave do sucesso. Todos os clássicos do circo estarão presentes, baixo a direção do ilustre mestre de pista que fará todo o possível por manter o espetáculo até o final, mesmo que ele tenha que pagar miko. A Cia de Circo Teatro “El Individuo” tem uma trajetória de 10 anos. Já percorreu a Argentina e visitou o Chile, o Perú, o Equador, a Colômbia, a Venezuela, as Guianas, o Uruguai e em 2004 se instalou no Brasil, na cidade de Belo Horizonte, realizando trabalhos e intercâmbios com diversos grupos e escolas de teatro e circo de várias cidades do Brasil.

BROTHER SOUL – Com muita estrada, amor ao soul, à dança e às amizades, o grupo Brother Soul resiste há 34 anos, mantendo viva a arte de dançar James Brown. Formado por Lord Tuca, Mestre Tito, Conrad Brown e Don Adenauer, o quarteto contabiliza mais de 1.800 apresentações Brasil afora, um documentário que registra sua história de três décadas e prepara o lançamento de um desenho animado.

PALHAÇO MERCÚRIO - Palhaço, ator, trapezista, equilibrista, malabarista, educador e produtor cultural, Marcelo Castillo começa sua formação artística no ano 1991 onde freqüenta oficinas de teatro e linguagem corporal. Em 1992 ingressa no curso de Artes Cênicas em na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Realiza cursos de teatro de bonecos e dança, se inicia no Circo em 1996, através do malabarismo. Participa dos encontros e convenções de Circo realizadas em Córdoba e Buenos Aires fazendo oficinas de equilibrismo e acrobacia aérea. Em 2001 realiza cursos de acrobacia aérea ditados por o Grupo Púja e de Clown, em 2004 se radica em Belo Horizonte onde realiza cursos de educador social pelo Instituto Hartman Regueira.

Confira a programação geral

9:00

Abertura

9:15

Intervenção Espaço de Lazer

9:40

Doação dos brinquedos para instituição do município

10:00

Intervenção cultural 

10:30

Cirko Miko – Circo Teatro El Individuo

11:30

Intervenção cultural 

13:30

Cirko Miko – Circo Teatro El Individuo

14:30

Intervenção cultural 

15:00

Intervalo 

16:00

Grupo Brother Soul

17:00

Encerramento