Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Tesouros do Sesc: Joana D’Arc Rezende

Joana passou de um cenário sem perspectiva para um mundo de possibilidades. Descubra como foi!
Publicado em 26/06/2015 às 11:37Atualizado em 26/06/2015 às 11:55

Em meio a tintas, vasos de cerâmica e pincéis, a história de uma mulher foi recriada e a arte usada como instrumento para iniciar uma nova fase de vida. Desde 2012, a técnica em contabilidade Joana D’Arc Rezende (47), moradora de Belo Horizonte, passava por um sério quadro de depressão. A saúde ficou comprometida, ela perdeu o emprego... Até que surgiu uma oportunidade. 

Joana soube que haveria um curso de pintura em cerâmica, o Sesc Criativo, em uma instituição de apoio a famílias próxima a sua casa. Não pensou duas vezes e se matriculou. Foram 20 horas que a marcaram pra sempre. “A cada aula, eu ia me desligando dos problemas que me afligiam e as crises iam só diminuindo. Desconectava do mundo e entrava cada vez mais na arte”, disse. Não demorou muito e ela fez outra oficina do Sesc. A partir daí, foi aflorando um sentimento que estava guardado em seu coração: o sonho de ser restauradora. Ela já se aventurava recuperando móveis, mas não sabia muito bem como fazer. Com o aprendizado, ela pôde adaptar a técnica e melhorar seus feitos na restauração. “Foi essencial para que reconhecesse o meu valor como pessoa e um dom que jamais imaginei ter”, conta.

E o resultado de tudo isso foi: mais alegria de viver, um despertar para a arte, menos medicamentos, enfim, mudanças para melhor. E o que esse tesouro do Sesc fez com as peças que produziu no curso? Deu a uma amiga e hoje estão expostas em bazar em São João del-Rei. Inclusive foi convidada para ensinar a técnica da pintura para outras pessoas na cidade. O que ela espera do futuro? Se aperfeiçoar e ser a restauradora que tanto sonha. O que ela sente hoje com tantas mudanças? “Gratidão e vontade de continuar crescendo. Descobri, com o Sesc, que assim como crio e recrio peças, posso também transformar minha vida. Depende de mim”, conclui. 

O Sesc Criativo é um produto da Rede Sesc Ação Comunitária, projeto que busca oferecer um espaço para diálogo e troca de experiências aos parceiros envolvidos. A proposta é reunir, mensalmente, representantes de ONGs, associações de bairros, instituições públicas e privadas, instituições apoiadas pelo Programa Mesa Brasil Sesc e outras organizações de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. O foco dos encontros é promover o desenvolvimento social e oportunidades para geração de renda. 

A Rede Sesc promove também microcapacitações e acesso a serviços do Sesc Ação Comunitária, como o Sesc Criativo, Sesc Dialogar, Sesc Corpo Sonoro, Sesc Ação Social e Sesc Costurando Vidas; além de apresentar as atividades dos parceiros envolvidos. Confira a programação na unidade mais próxima e inscreva-se!

Joana é um dos #tesourodosesc. Conhece alguém assim? Então nos mande o mapa!

Se você conhece a história de alguém que viveu uma experiência transformadora depois que conheceu o Sesc, conte essa história! Envie texto e foto para tesouros@sescmg.com.br. Sua experiência pode virar mais uma pedra preciosa em nosso baú de tesouros.

 

  1.