Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Brumadinho recebe última edição do ‘Viva a Rua’ em 2019

Com realização do Sesc, projeto acontece em 19 de outubro e é gratuito
Publicado em 15/10/2019 às 15:53Atualizado em 15/10/2019 às 15:54

Dia 19 de outubro (sábado) Brumadinho, na Região Metropolitana de BH, receber a última edição do Viva a Rua em 2019. Iniciativa da TV Globo Minas, com realização do Sesc em Minas o evento será das 9h às 17h, na avenida Vigilato Braga (Pracinha do Cemma), no Centro da cidade. Desta vez, o tema é ‘música’. O projeto busca resgatar a rua e os espaços públicos como locais de convívio da população. A participação é gratuita. Este ano, o projeto visitou Esmeraldas (abril), Jaboticatubas (maio), Betim (junho), Belo Horizonte (julho), Contagem (agosto) e Sabará (setembro).

O Sesc oferecerá diversas atividades recreativas no Espaço de Lazer e ações de incentivo à leitura por meio do BiblioSesc. Durante todo o evento serão realizadas oficinas de pintura facial, chocalho e cabuletê, além de brincadeiras, como cama elástica, brinquedo infláveis, jogos de mesa, distribuição de balões, Espaço Kids (para crianças de 0 a 5 anos), e muito mais.

A comunidade local será presenteada com um kit especial de brincadeiras, feito pela Equipe de Recreação das Unidades Móveis do Sesc, construídos, em sua maioria, com materiais reaproveitados. A ideia é resgatar alguns jogos e brincadeiras antigas, promovendo ao público a oportunidade de interação e diversão. O kit será doado à Casa de Acolhimento da Criança e do Adolescente Luz da Eternidade, para que seja utilizado pela instituição.

O público participante ainda terá acesso a tenda temática com música; atendimento Sesc, com informações sobre os serviços e atividades oferecidas pela instituição; atendimento Senac, com aferição de pressão arterial e corte de cabelo, das 9h às 14h; e mini estúdio Globo.

OUTRAS ATIVIDADES
Sob a temática da vez, serão realizadas apresentações musicais, com Pedro Miranda, Márcio Nagô, Coral Jovem Sesc, Orquestra Sesc de Viola e Grupo Armatrux, com o teatro de bonecos A Banda.

SOBRE O 'ESPAÇO DE LAZER SESC'
O Espaço de Lazer é uma atividade gratuita do Sesc que oferece oportunidade de lazer aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, e às comunidades de Belo Horizonte, Região Metropolitana e interior de Minas Gerais, de maneira itinerante. Com essa ação, o Sesc disponibiliza ao público jogos recreativos, brinquedos, brincadeiras, atividades lúdicas e oficinas criativas, além de intervenções recreativas temáticas.

SOBRE O 'BIBLIOSESC'
O BiblioSesc é uma biblioteca itinerante que, desde 2013, leva a moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana, acesso à informação e ao conhecimento. Contando com quase 3 mil títulos da Literatura Brasileira e Estrangeira, o projeto tem como objetivo incentivar o hábito de leitura e a formação de novos leitores, atuando, uma vez por semana, em localidades diferentes. No Viva a Rua, há a oportunidade para o público conhecer melhor este projeto, conferir os livros e revistas em quadrinhos que estão à disposição para consulta no local e participar das oficinas de incentivo à leitura.

SOBRE O CORAL JOVEM SESC
o Coral Jovem Sesc compreende a formação e desenvolvimento de um grupo Coral com aulas de técnica vocal, percepção musical e canto coral para 60 adolescentes e jovens com idade inicial entre 15 e 18 anos. Trata-se de uma ação continuada de formação musical com caráter social, cultural e artístico propondo vivencias práticas diárias que experimentam o fazer musical e a convivência em grupo em torno de um objetivo artístico comum. O Coral é regido pela maestrina Flávia Campanha e possui um repertorio variado composto por músicas eruditas e populares além de performances corporais.

SOBRE A ORQUESTRA SESC DE VIOLA
A Orquestra Sesc de Viola foi criada em 2014, sob a regência do músico e instrutor de viola Luiz Mazza. É composta por 15 integrantes com idades entre 10 a 30 anos, participantes do Programa de Comprometimento e Gratuidade do Sesc em Minas (PCG), selecionados a partir de seu esmero técnico e artístico no estudo da viola, durante o Curso de Arte e Cultura do Sesc Uberlândia.

Dentro da orquestra os participantes recebem aprimoramento técnico e prático por meio de monitorias e estudos dirigidos, além de ensaios conjuntos para aprimorar sua performance artística. O Sesc Uberlândia, acolhe e da oportunidade aos jovens participantes das aulas do curso de viola, permitindo a continuidade de seu desenvolvimento artístico cultural.

A partir desse trabalho, o Sesc visa difundir, valorizar e preservar a cultura caipira, seus intérpretes, compositores e seu instrumento símbolo, a viola caipira, mostrando que a música rural, regional e criativa, ainda é uma forma resistente de brasilidade.

SOBRE AS OUTRAS ATRAÇOES

PEDRO MIRANDA – Mineiro de Belo Horizonte, Pedro Miranda tem currículo de gente grande. Além da novelinha infantil ‘Carrossel’, quando atuou ao lado de Jean Paulo Campos (o Cirilo), o menino ainda conseguiu um papel no musical em ‘Os 2 Filhos de Francisco’ e gravou duas temporadas da websérie ‘Meu Popstar’. A veia artística foi ficando cada vez mais aflorada e, depois de experiências no teatro em Belo Horizonte, Pedro passou no teste para fazer o Miguel, em ‘Carinha de Anjo’, no SBT. Em 2019, o artista chegou até a semifinal do programa ‘The Voice Kids’, da Rede Globo.

GRUPO DE TEATRO ARMATRUX – Criado em 1991, o Armatrux destaca-se pela construção de uma estética que alinha o trabalho físico, a manipulação de objetos e bonecos, a construção de imagens e os recursos circenses. Por meio de várias parcerias artísticas, o grupo desenvolveu uma linguagem própria, aberta a diversas possibilidades de encenação.

O Armatrux é uma das companhias de maior destaque no cenário teatral brasileiro, desenvolvendo uma linguagem própria, aberta a diversas possibilidades de encenação. São 19 espetáculos encenados, construindo uma trajetória e um repertório rico, que levou o Armatrux a se apresentar em vários países, em todos os estados brasileiros e em mais de 50 cidades do interior do estado de Minas Gerais.

MÁRCIO NAGÔ – Natural de Brumadinho, Márcio Nagô começou sua carreira em 2001, por influência do seu pai, um grande apreciador da música brasileira e colecionador de vinis. As canções de Martinho da Vila, Almir Guineto, Lecy Brandão, Agepê, Bezerra da Silva, Zeca Pagodinho e muitos outros fizeram parte da sua formação musical. Nas rodas de capoeira experimentou o canto e começou a tocar percussão. Já o pandeiro e o cavaco foram as primeiras descobertas como ferramentas de composição. Suas letras românticas falam de amor e traduzem com beleza e transparência o cotidiano popular, fruto da musicalidade dos tempos de infância, em que participava das guardas de Congado e Moçambique.

Confira a programação completa:
 

9:00

Apresentação do Coral Jovem Sesc

9:50

Doação de Brinquedos

10:00

Intervenção Espaço de Lazer

10:30

Orquestra Sesc de Viola

11:20

Intervenção Espaço de Lazer (palco lateral)

12:00

Show Pedro Miranda

13:00

Intervenção Espaço de Lazer

13:40

Kayete – BH FM

14:40

Apresentação Armatrux (palco lateral)

16:00

Show Márcio Nagô

17:00

Encerramento


TENDAS TEMÁTICAS ESPAÇO DE LAZER – atividades com música

BIBLIOSESC:  das 9h às 17h
Consulta ao Acervo

CARRETA SENAC:  das 9h às 14h
Corte de Cabelo

TENDA SESC/SENAC
Atendimento Sesc
Atendimento Senac com aferição de pressão das 9h às 14h

OFICINAS:
Chocalho
Cabuletê
Pintura facial

ATIVIDADES SIMULTÂNEAS DURANTE TODO O EVENTO
Infláveis
Cama elástica
Jogos de tabuleiro e jogos gigantes
Espaço Kids (para crianças de 0 a 5 anos)
Mini estúdio Globo