Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Cada reciclagem conta

Na Semana do Meio Ambiente, Sesc propões reflexões e atitudes sobre reciclagem
Publicado em 29/05/2020 às 16:24Atualizado em 03/06/2020 às 11:27

Cuidar do meio ambiente exige de cada um de nós ações concretas, a partir da adoção de hábitos que certamente farão a diferença. Por isso, como tema central da Semana do Meio Ambiente em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/06), o Sesc te convida a refletir (e repensar) seu comportamento em relação à coleta seletiva.

Qual a sua relação com os resíduos que gera no dia-a-dia? Sabe a quantidade gerada ao longo de uma semana e cuida para que tenham a destinação adequada? Algumas pessoas teriam respostas positivas, outras não. O que o Sesc deseja nesse momento é mostrar que nossas atitudes têm impacto em nosso círculo pessoal, pois podem sim influenciar os mais próximos, também na vida de pessoas que fazem da coleta a fonte de renda e, claro, para o meio ambiente, que recebe os benefícios do não acúmulo de resíduos. 

O Sesc realiza a coleta seletiva e tem parceria com associações de recicláveis em quase todos os municípios onde têm unidades. Em BH, a parceria é com a Cooperativa Solidária dos Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste - Coopesol Leste, que recolhe os resíduos e gera renda para diversos catadores.

Somente em 2019, 455 quilos de latinhas de alumínio foram coletados pelo Sesc e enviados à essa cooperativa. E o que isso significa? Equivale a cerca de 32 mil latinhas com a destinação correta, não poluindo o meio ambiente, e aproximadamente R$ 1.700 para os catadores da Coopesol. Além disso, o Sesc reciclou cinco toneladas de papel, 287 quilos de plástico e 939 quilos de sucata. Muita coisa, não é mesmo? Por isso, cada reciclagem conta. Quando você consome e descarta com consciência todos ganham.

Hoje em dia temos vários pontos de coleta de materiais espalhados nas cidades, além de associações e cooperativas que viabilizam a destinação correta para os resíduos. Faça sua parte. E lembre-se, cada reciclagem conta! 

Dicas importantes:

- Papel toalha e guardanapo já utilizados ou sujos não são recicláveis. Assim devem ser descartados no coletor cinza;
- O coletor azul recebe papeis limpos, do tipo de escritório, revistas, folhas; 
- O coletor verde (recicláveis) é dedicado aos demais materiais que não se encaixam nas outras categorias: plásticos, embalagens, metal, etc. 
- O copo descartável, mesmo sujo, é reciclável, por isso, coloque no coletor verde. 
- E o principal, reduzir a geração de resíduos, por meio do consumo consciente, evitando sempre o desperdício.