Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Sala de imprensa


|

‘Projeto Parede’ recebe o artista Danilo Blanco

O convidado apresenta um trabalho inédito de 27/10 a 3/1/16
Publicado em 19/10/2015 às 10:54Atualizado em 20/10/2015 às 10:36

O Projeto Parede, realizado pelo Sesc Palladium, apresenta na sua próxima edição o trabalho do artista Danilo Blanco, que ficará exposto no Foyer Augusto de Lima. O convidado produzirá um mural de marchetaria – arte de ornamentar superfícies planas de móveis, painéis ou pisos, por meio da aplicação de materiais diversos, como madeira, metais, plásticos etc – composto por um mosaico de 180 peças distintas. A construção contemplará a participação do público no decorrer de nove encontros, em que a prática da marchetaria será compartilhada.

Adaptável a formatos, dimensões e áreas diversas, o mural exibirá padrões geométricos abstratos em que cores e texturas de lâminas de madeiras são valorizadas. O público poderá acompanhar a produção ao vivo da obra, de 27 de outubro a 1º de novembro. A entrada é gratuita. O processo poderá ser conferido no vídeo produzido pela Primata Filmes, ao final da produção. 
 
OFICINAS GRATUITAS
Como parte da programação do projeto, serão oferecidas oficinas de marchetaria com Danilo Blanco, nos dias 30 e 31 de outubro. A partir de procedimentos básicos, como cortar e juntar pedaços, cada participante irá criar e produzir uma peça para compor o mural. Sob orientação do artista visual e sem necessidade de pré-requisitos, serão desenvolvidos padrões geométricos abstratos que destacam cores e texturas das lâminas de madeira. A proposta incentiva as relações sociais afetivas e o pertencimento à localidade, promovendo respeito recíproco entre o espaço e seus usuários

SOBRE DANILO BLANCO
Artista visual, designer de superfície e diretor criativo da Galeria Central, Danilo é atuante educador que acredita na arte como agente de transformação social e cultural. Tem reconhecimento e destaque por seu intenso envolvimento com o saber prático da marchetaria. Danilo resgatou a "marchetaria em bloco / maciça" ao introduzir a reutilização criativa de resíduos de madeiras em sua produção e, neste processo, inovou o padrão estético desta arte milenar.

Nessa trajetória, iniciada em meados dos anos 1980, Danilo também se destaca por ter promovido rupturas no processo construtivo da marchetaria trabalhada com madeira maciça e por difundir suas descobertas criativas por meio de parcerias estabelecidas com organizações sociais, instituições públicas e privadas do Brasil, que incluem Sesc, Senac e Sebrae. 

Transitando na fronteira que separa arte e produção artesanal colaborativa, Danilo tem participado de importantes mostras – coletivas e individuais – a partir de 1990, que incluem Sesc Pompeia; Senac, Galeria Monica Filgueiras; Galeria Mezanino; Barco - Galeria Virgílio; Galeria Olido; Memorial da América Latina; Brasil Design / Hanover – Alemanha; Museu da Casa Brasileira / Prêmio de Design (três edições); Pinacoteca do Estado de São Paulo / Brasil 500 Anos de Design e Museu da FAAP / Artesãos do Brasil (ambas com edições de livros bilíngues); que se complementa com um capítulo especial sobre seu trabalho no livro Arte in Natura.

SOBRE O PROJETO PAREDE
O Projeto Parede abre espaço para o desenvolvimento de um trabalho inédito de um artista convidado. O objetivo é promover um ambiente de interação e de diálogo entre o público e a obra criada. 

SERVIÇO
Projeto Parede - Edição Especial, com Danilo Blanco
Data: 27/10 a 3/1/16 - Execução ao vivo da obra: 27/10 a 1º/11
Horário: 9h às 21h, de terça a domingo
Local: Foyer Augusto de Lima (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Projeto Parede - Oficinas de marchetaria, com Danilo Blanco
Data: 30 e 31/10
Horário: dia 30/10, das 14h às 17h; e 31/10, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Foyer Augusto de Lima (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: inscrição gratuita pelo e-mail inscricaopalladium@sescmg.com.br até o dia 26/10. Serão oferecidas 20 vagas por dia.
Classificação: livre

Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100 
Informações para a imprensa: (31) 3279-1457 | 8201-1561 | 8744-5409 | imprensa@sescmg.com.br

Downloads relacionados:

  • Receba nossas informações
  • Se você é um profissional de comunicação, cadastre-se e receba os releases do Sesc Minas.
  • Cadastrar