Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Sala de imprensa


|

Dia Nacional do Choro com diversas atrações na Praça Duque de Caxias

Sesc Chorinho e Samba na Praça comemora dia dedicado ao gênero musical, em 25/4
Publicado em 13/04/2015 às 10:08Atualizado em 16/04/2015 às 14:28

O Sesc vai promover um grande encontro para comemorar o Dia Nacional do Choro. A Praça Duque de Caxias, popularmente conhecida como Praça de Santa Tereza, receberá uma edição especial do Sesc Chorinho e Samba na Praça, em 25/4, a partir das 19h. Atrações de peso vão relembrar a trajetória do gênero que, apesar de ter surgido no Rio de Janeiro, sempre teve estreita ligação com a música mineira por meio de diversos grupos e artistas reconhecidos nacionalmente.

Entre as atrações estão músicos e grupos expressivos da cena artística brasileira, lembrados por valorizar a tradição do choro ao mesmo tempo em que apresentam novos arranjos para clássicos. São eles: Conjunto Época de Ouro, Quatro a Zero, Flor de Abacate e Aurélie e Verioca. Também haverá participações especiais de Hamilton de Holanda e Toninho Ferragutti.

SOBRE A DATA
O Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril, em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha, um dos nomes mais expressivos da música popular brasileira. O gênero aparece na cena musical do país no Rio de Janeiro, em meados do século 19, mesclando elementos da música africana e europeia.

O termo ‘choro’ resultou da mistura desses acordes, que induziam a uma sensação de melancolia. O século 20 trouxe uma grande leva de chorões, como são conhecidos os compositores, instrumentistas e arranjadores desse estilo. Entre os nomes de destaque estão, além de Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Callado.

SESC CHORINHO E SAMBA NA PRAÇA
Lançado em 2012, o Sesc Chorinho e Samba na Praça apresenta vasta programação de música brasileira. Ao mesmo tempo em que incentiva a promoção do trabalho de novos artistas, traz a participação de nomes consagrados, promovendo o intercâmbio e a troca de experiências. O repertório das bandas contempla os gêneros canção e instrumental. A cada edição do projeto, as atrações convidadas apresentam clássicos do gênero.

Acompanhe a programação em nosso site: www.sescmg.com.br.

SERVIÇO
Sesc Chorinho e Samba na Praça Especial Dia Nacional do Choro
Atrações: Grupos Conjunto Época de Ouro, Quatro a Zero, Flor de Abacate e Aurélie e Verioca. Participações especiais de Hamilton de Holanda e Toninho Ferragutti.
Data: 25/4
Horário: a partir das 19h
Local: Praça Duque de Caxias (Praça Santa Tereza), Santa Tereza – Belo Horizonte
Entrada gratuita

Informações para a imprensa: (31) 3279-1457 | 8766-6951 | 8744-5409 | imprensa@sescmg.com.br
Informações para o público: (31) 3270-8100

Downloads relacionados:

  • Receba nossas informações
  • Se você é um profissional de comunicação, cadastre-se e receba os releases do Sesc Minas.
  • Cadastrar