Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de programação

Sarau Sensorial


    1. 29
    2. Evento: Sarau Sensorial - Brisa Marques convida Renata Mara e Felipe José, mediação Gizele Costa
      Hora: 19h30
      Local: Teatro de Bolso

      Gratuito


     

  • Programação 2021

    Quarta-feira, às 19h30

    Classificação: livre
    Duração: 60 minutos

    SINOPSE

    Manifestação multicultural que estimula através dos 5 sentidos humanos, a percepção da essência artística da poesia, da música e do teatro. Ambiente com baixa luz para envolver o público através das poesias, música e intervenções utilizando a luz ambiente. Uma busca a despertar sensações através de textos, sons e da interação com o ambiente e seus elementos.

    Uma oportunidade de ativar os estados do corpo para uma presença criativa, ativa, enriquecidos com referenciais simbólicos do legado cultural de formas e práticas expressivas das tradições populares, em suas dinâmicas e reinvenções internas.

    Provocar os sentidos, o pulsar de estar vivo em estado de poesia. Trazendo as potências e delicadezas do corpo humano em sua diversidade.

     

    Convidados: Brisa Marques é performer, jornalista, escritora e compositora. Tem 2 livros de poesia, lançados, respectivamente, em 2009 e 2018, "Entre as veias de fato" e "corpo-concreto”. Tem músicas gravadas por vários parceiros. Concebeu e atuou nas performances "Preparação para o fim do mundo", em 2012, realizada no SESC Palladium; e "1banda3", no SESC JK, em BH. Lançou recentemente os vídeo-poemas “Corpo que Habito” e “O salto”. Criou e apresentou os programas “Cardápio Cultural”, exibido pela BH News; “Ação ilimitada”, na Rede Minas; “Casa Aberta”, “Lusofonia, os vários sons da língua portuguesa”, “Disco de Pelúcia” e “Estúdio vivo”, exibidos pela Rádio Inconfidência; da qual foi também Diretora Artística. 

     

    Felipe José é músico multi-instrumentista, compositor, educador e ativista cultural. Natural de Minas Gerais, iniciou-se musicalmente tocando em bandas do interior do estado, aos 11 anos de idade. Formado em Composição Musical e Mestre em Processos Analíticos e Criativos pela Escola de Música da UFMG, já se apresentou em diversos estados brasileiros e em países das Américas do Sul e do Norte, Europa e Ásia. Desde 2010 se dedica a realizar residências artísticas, incluindo Canudos/Bahia, Belo Horizonte/Minas Gerais, Butão, França, Estados Unidos, Indonésia e Colômbia. Ex-integrante da Itiberê Orquestra Família e do grupo RAMO, Felipe José atua como instrumentista em diversos projetos e também como compositor para teatro, dança e cinema. Lançou seu primeiro disco em 2013, CIRCVLAR MVSICA, e é fundador do Coletivo Distante, grupo dedicado à prática da livre improvisação. Já se apresentou ao lado de grandes nomes, como Tom Zé, Juarez Moreira, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti. Atualmente é professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.

     

    Renata Mara: Renata Mara é artista da dança, docente e pesquisadora em dança contemporânea. Doutoranda em Teatro pela UDESC, em Florianópolis (SC). Apresentou-se na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Participou da residência artística E/merge 2016, da Earth Dance Creative, Massachucets EUA. Docente no curso de graduação em Artes Cênicas UFOP (2013-2015).  Ganhou o título de mestre em Artes pela EBA – UFMG (2012) e deu origem ao projeto Singular, do qual nasceu o espetáculo Desassossego em branco. Ambas as criações relacionadas à pesquisa acerca da relação entre dança e deficiência visual (artista tem baixa visão devido a doença degenerativa da retina). Recebeu o Prêmio Cena Minas (de circulação de espetáculos).

     

    Clique aqui e garanta seu ingresso!


  1. Divulgação