Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Arte da Palavra inicia programação de 2021 no Sesc em Minas

Projeto terá convidados especiais em debates, apresentações e oficinas com transmissão online
Publicado em 11/08/2021 às 11:08Atualizado em 11/08/2021 às 11:09

Com objetivo de promover a literatura, formar novos públicos leitores e divulgar o trabalho de autoras e autores, o projeto Arte de Palavra terá continuidade a partir de agosto. Realizado pelo Sesc em todas as regiões do Brasil, o evento chega a Minas Gerais com programação nas unidades de Poços de Caldas, Montes Claros e Uberlândia, e transmissão online para todo o estado pelo Facebook do Sesc em Minas e do Arte da Palavra. Até outubro, serão seis atrações divididas em três circuitos. A proposta é direcionada a todas as idades, abordando temáticas literárias variadas, com debates, contação de histórias e oficinas.

A abertura, na próxima sexta-feira, 13 de agosto, às 14h, terá a apresentação do grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias, no Sesc Poços de Caldas, dentro do Circuito Oralidades. Formada há 20 anos, a companhia utiliza tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano como cenários de contos autorais de escritores como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, e também contos populares de origens diversas. O objetivo é despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a literatura por meio de uma experiência interativa que mistura “o texto e o têxtil”.

Criação e quadrinhos
Na semana seguinte, entre 30 de agosto a 03 de setembro, será a vez do Sesc Montes Claros receber o Circuito Criação Literária, voltado para formação artística, com uma oficina prática. O convidado será o quadrinista e professor de desenho Rhafael Porto Ribeiro. Ele irá compartilhar com os participantes seus conhecimentos e experiências sobre a produção gráfica dessa área, além de temáticas ligadas à cultura geek. O evento será realizado por meio da plataforma Microsoft Teams e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no Sympla.

Os quadrinhos e a relação das artes gráficas com a literatura também serão tema de debate entre a escritora e artista catarinense Patrícia Galelli e o quadrinista sul-matogrossense Fabio Quill. Os dois participam do Circuito Autores, dia 30 de agosto, no Sesc Poços de Caldas, a partir das 19h, com transmissão pelo Facebook do Sesc em Minas e do Arte da Palavra.

O trabalho de Galelli mistura a escrita com as ilustrações de forma inventiva. Ela é autora dos livros “Carne Falsa” (Editora da Casa, 2013), “Cabeça de José” (Editora Nave, 2014), “Um Bicho Que (Miríade Edições, 2015) e “Gato Átomo” (Editora Nave, 2020), seu primeiro infantil. Quill é autor de quadrinhos e muralista. Sua obra inclui as HQs independentes "Janela da Alma" (2014), "Onírica" (2017) e "Amálgama" (2019).

Temas sociais em destaque com Ailton Krenak
No dia 18 de agosto, a partir das 19h, um dos principais escritores e pensadores brasileiros da atualidade é destaque no Circuito Autores, realizado pelo Sesc Montes Claros. Ailton Krenak, ativista indígena e dos direitos humanos, participa de conversa com o cronista e escritor baiano Evanilton Gonçalves. O tema é: “Literatura também brota do chão” e a transmissão também será pelo Facebook do Sesc em Minas e do Arte da Palavra. A mediação será de Samuel Leite Caetano, do Centro de Agricultura Alternativa. Um dos livros mais recentes de Ailton Krenak, “Ideias para adiar o fim do mundo”, lançado em 2019, se tornou presença constante nas listas de mais vendidos nos últimos anos.

Fique de olho: em setembro e outubro o Arte da Palavra segue com novas programações dentro dos circuitos Criação Literária e Oralidades.

Confira a programação 2021 do projeto Arte da Palavra no Sesc em Minas

13/08 | Sesc Poços de Caldas
14h | Circuito Oralidades - Apresentação: Os Tapetes Contadores de História.
Transmissão: Facebook do Arte da Palavra e Facebook Sesc MG

18/08 | Sesc Montes Claros
19h | Circuito Autores - Debate “Literatura também brota do chão”: Ailton Krenak (MG) e Evanilton Gonçalves (BA)
Transmissão: Facebook Arte da Palavra e Facebook Sesc MG

30/08 | Sesc Poços de Caldas
19h | Circuito Autores - Debate: Patricia Galelli e Fabio Quill
Transmissão: Facebook Arte da Palavra e Facebook Sesc MG

30/08 a 02/09 | Sesc Montes Claros
18h30 às 20h30 | Circuito Criação Literária: Oficina de Quadrinhos com Rhafael Porto
Transmissão: Microsoft Teams
Inscrições via Sympla



Sobre o Arte da Palavra

O projeto Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária.

Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, são selecionados os artistas que participam do projeto.

Serviço - Arte da Palavra 2021 no Sesc em Minas
Agosto, setembro e outubro, nas unidades do Sesc em Montes Claros, Poços de Caldas e Uberlândia.