Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Espetáculo mineiro abre edição digital do Festival Palco Giratório 2021

Publicado em 30/09/2021 às 10:11Atualizado em 30/09/2021 às 10:17

Adaptado aos desafios do presente, impostos pela pandemia da COVID-19, mas com uma extensa bagagem de anos dedicados à promoção das artes cênicas pelo Brasil, a 23ª edição do Palco Giratório começa nessa quinta-feira, 30 de setembro. Realizado extraordinariamente em formato virtual neste ano, o festival criado 1998 tem atrações por todo o país, mas Minas Gerais fará a abertura oficial com o espetáculo solo “Vaga Carne”, de Grace Passô, no dia 30, às 20h, diretamente do Grande Teatro do Sesc Palladium, com transmissão pelo YouTube do Sesc Brasil.

A peça é um campo de jogo entre palavra e movimento, onde um corpo de mulher vive a urgência de discurso à procura de suas identidades e de pertencimento. A montagem já ganhou uma versão cinematográfica, também estrelando a atriz e dramaturga mineira, dividindo a direção com Ricardo Alves Jr.

Até o dia 16 de outubro, uma série de produções teatrais de outros estados serão exibidas, com a transmissão de uma peça por dia no YouTube do Sesc Brasil. O grande diferencial deste ano é a forma de construção da programação. Os espetáculos serão realizados presencialmente nos teatros do Sesc de cada estado, sem presença de público, e transmitidos via YouTube. A programação foi montada por uma curadoria nacional e permanecerão nos canais da Instituição até janeiro de 2022.

Programação regional

Além do Festival Nacional realizado no YouTube do Sesc Brasil, até novembro a programação direcionada especificamente a Minas terá outras atrações tudo em formato virtual.

A agenda inclui um ciclo de oficinas, com as equipes dos espetáculos participantes do Festival Palco Giratório 2021; Pensamento Giratório, debates que buscam trazer reflexões sobre a produção teatral em tempos atuais com companhias de Minas e de outros estados; intercâmbios, pensados como momento de encontro e troca entre diferentes grupos; e a exibição de espetáculos de grupos sediados em Minas.

Clique aqui e veja a programação completa.



Sobre o Palco Giratório

Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes cênicas desde 1998, o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros e promove a troca de experiências por meio de uma vasta programação. Este ano, artistas e públicos de diferentes regiões do País estarão conectados em salas virtuais para dialogar sobre essa história.

A realização do Palco Giratório neste formato digital demonstra a força do projeto como uma política inovadora e pluralista de incentivo às artes cênicas, profundamente impactadas pela pandemia no Brasil. Neste ano, mesmo reconhecendo a perda do valor presencial das ações, a expectativa é conquistar um número maior de espectadores a partir da ampliação de acesso gerada pela transmissão via internet.