Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Aquecimento para o ‘Fórum Políticas Culturais em Debate’

Em parceria com a Embaixada da França no Brasil e o governo de Minas, palestras antecipam o evento de novembro
Publicado em 23/09/2020 às 14:17Atualizado em 23/09/2020 às 14:18

O momento atípico que vivemos, causado pela pandemia do novo coronavírus, trouxe uma série de impactos negativos para nossa sociedade. E um dos setores que mais tem sofrido por conta do isolamento social é o da cultura. Desde março deste ano, cinemas, teatros, museus, casas de shows, dentre outros espaços culturais não estão podendo realizar atividades com a presença do público. Por isso, a quarta edição do ‘Fórum Políticas Culturais em Debate’, que acontece em novembro e será todo realizado online, terá como tema o ‘Desafios da Produção Cultural em Tempos de Pandemia’. Assunto mais que oportuno para o momento.

Para começar a entender as expectativas do mercado de cultura quanto à programação e os temas elencados para o Fórum, o Sesc em Minas - que é realizador do evento em parceria com a Embaixada da França no Brasil e o Governo de Minas Gerais – irá promover um pré-Fórum. Nos dias 29 de setembro, 13 e 27 de outubro, serão realizadas três palestras que abordarão os temas ‘Novos desafios da produção cultural em tempos de pandemia’; ‘Paisagem Cultural e Turismo: a cultura como geração de emprego e renda’; e ‘O Mercado Cultural em Tempos de Pandemia’. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, aqui. A abertura das inscrições para cada palestra acontece uma semana antes da sua realização, com 250 vagas para cada uma. A transmissão será feita via Sympla Stream.

Veja abaixo a programação do pré-Fórum:

Dia 29 de setembro (terça-feira) | 20h

‘Novos desafios da produção cultural em tempos de pandemia’, clique aqui.

Palestrante: Perrine Warmé-Janville
Adida de cooperação e ação cultural em São Paulo / Embaixada da França no Brasil. Mestre em inglês e musicologia pela Université Paris Sorbonne, e mestre em gestão cultural pela Business School francesa HEC, com várias experiências na França, nos Estados Unidos e no Brasil nas áreas de edição, tradução, produção musical, ensino, consultoria.

Trabalhou como diretora adjunta da Escola Nacional de Artes de Paris-Cergy, na França, e depois como assessora especial encarregada das Américas e dos Caribes no Departamento de relações internacionais do Ministério da Cultura francês.

Dia 13 de outubro (terça-feira) | 20h

‘Paisagem Cultural e Turismo: a cultura como geração de emprego e renda’, clique aqui.

Palestrante: Leônidas Oliveira
Professor da PUC Minas, possui reconhecida experiência em gestão das áreas de Cultura e Turismo no Brasil e no exterior, tendo sido presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

Ele também ocupou recentemente os cargos de presidente interino da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e de diretor-executivo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), ambas autarquias do Governo Federal. Além disso, presidiu o Fórum Nacional de Secretários de Cultura.

Mineiro de São Gotardo, Leônidas Oliveira possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Minas e mestrado em Restauração e Reabilitação do Patrimônio Histórico Arquitetônico e Urbano pela Universidade de Alcalá de Henares/ Gregoriana de Roma, Itália. É doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Valladolid, Espanha.

Em maio deste ano, assumiu o cargo de secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a convite do governador Romeu Zema e do vice-governador Paulo Brant.

Dia 27 de outubro (terça-feira) | 20h

‘O Mercado Cultural em Tempos de Pandemia’, clique aqui.

Palestrante: Kátia Lattufe
Profissional com experiência integrada em negócio e desenvolvimento humano.

Em negócios: possui larga experiência com mais de 40 anos na área de entretenimento, sendo que desde 1994 dedica-se às atividades de administração, gestão cultural e venda de ingressos. Hoje Diretora de Negócios da Sympla, passou por empresas como Ticketmaster Brasil e Ingresso Rápido, empresa que foi sócia até 2018.

Trabalhou como atriz, produtora e administradora cultural durante 20 anos (1978 à 1998), tendo participado de diversos movimentos culturais, espetáculos e produções teatrais neste período, principalmente no eixo RJ / SP.

Em Desenvolvimento Humano: dedica-se às mais diversas práticas de meditação, desde 1988, como meditações terapêuticas, criadas pelo mestre indiano Osho; técnicas tradicionais, como Vipassana e Zazen (mais amplamente conhecidas como “Mindfulness”) em longos períodos de prática diária e retiros.

Dedica-se ao estudo do pensamento integral de Ken Wilber desde 2005, participando de diversos cursos e grupos de estudo, incluindo o estudo da Spiral Dynamics.

Finalizou sua formação em consultoria e facilitação na 2ª turma da Certificação MetaIntegral em 2018 (Instituto CHIE). Especializada no estudo do Eneagrama, que estuda desde 1997, tendo participado de diversos cursos, grupos de estudo e dinâmicas.

Certificada pela Integrative 9 Enneagram Solucions para aplicação do Eneagrama como ferramenta de apoio no desenvolvimento de pessoas, principalmente em papeis de liderança.

SERVIÇO
Palestras pré-Forum Políticas Culturais em Debate
Data:
29/09, 13 e 27/10/2020
Horário: 20h
Inscrições: neste link.
Onde: Sympla Stream
Gratuito