Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Confira a programação de outubro do Viva! Festival Sesc de Cultura Virtual 2020

Diversidade de linguagens marca as atrações do terceiro mês do festival
Publicado em 28/09/2020 às 17:19Atualizado em 28/09/2020 às 17:29

Depois das primeiras edições, em agosto e setembro, o Viva! Festival Sesc de Cultura Virtual chega a outubro com uma programação que mistura música e artes cênicas, confirmando a vocação do projeto de ser um espaço de encontro para a diversidade artística. Já passaram pelo festival Manu Dias e Cultura do Guetto, na primeira edição; e Makely Ka e Marcelo Veronez, na segunda. Nas edições do próximo mês, que começam no dia 1° de outubro, muita música e teatro, além de atrações especiais em comemoração ao Dia das Crianças. Tudo de graça e sem precisar sair de casa.

As apresentações são transmitidas no Youtube do Sesc em Minas e nas redes sociais dos artistas, quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, a partir das 20h. Confira abaixo a programação e divirta-se!

1° DE OUTUBRO

‘A partir daqui’ - Cia Negra de Teatro
O espetáculo é uma apologia ao afrocentrismo, um chamado para o aquilombamento. Pauta presente, pensamento futuro. Criado pelo ator, diretor e dramaturgo Felipe Oládélè o ‘A partir daqui’ é uma “possibilidade de reconstrução de uma sociedade reconstruir a si, restaurar a sua integridade espiritual, cultural e histórica, buscar uma criação de identidade”. Esse é o primeiro ato do projeto REVIDE.

‘Ela Marku’ – Julia Ribas
O tributo a Marku Ribas, pai da artista, é baseado numa compilação e pesquisa musical pessoal da cantora, compositora e educadora, que traz uma das melhores traduções das músicas e poesias do seu pai. Nascida em Belo Horizonte (MG), Julia tem uma carreira com grande reconhecimento nacional e internacional, sobretudo após o lançamento do disco ‘Brasiliando’ (2005), gravado pela primeira edição do Natura Musical.

Julia Ribas é cantora, compositora e educadora. Primogênita do Marku Ribas (1947-2013), um dos multiartistas mais importantes da cultura nacional, a carreira de Julia teve grande reconhecimento nacional e internacional, sobretudo após o lançamento do disco ‘Brasiliando’ (2005), gravado pela primeira edição do Natura Musical.


15 DE OUTUBRO

‘O quintal da Guegué: o caso do bolinho’
Espetáculo musical de Guegué e Paulo David que traz uma história de aventura, baseada em um conto tradicional, e narra a trajetória de um bolinho assado desde a janela da vovó até a barriga de uma raposa. Todo permeado por histórias cantadas, brincadeiras musicais autorais e recolhidas da cultura popular infantil, a peça utiliza bonecos e adereços em diversas situações cênicas.

‘Circo de família’- Cia Circunstância
Inspirado na tradição do circo, do teatro de rua e da palhaçaria brasileira, o espetáculo reflete a polivalência e a flexibilidade necessárias para viver uma relação familiar. Ciúmes, carinho, raiva e doçura brincam num jogo de status disputando poder e pedindo reconciliação. Nessa competição sem perdedores, que é jogo do amor, Tica Tica e Alegria dão seu recado: não abuse da paciência alheia, tenha poderes paranormais e acredite: o amor é revolucionário! Dagmar Bedê (a palhaça Tica-tica do Fubá), Diogo Dias (o palhaço Alegria Também), montam um pequeno circo a céu aberto, onde o improviso dita a cena com números de malabarismo, ilusionismo, acrobacia e muita bobagem.

Durante as duas atrações do dia 15, a quadrinista mineira @Cristirinhas (Aline Cristine), vai ilustrar, ao vivo, as apresentações.

‘Então Brilha!’
Surgido em 2010, o bloco tornou-se uma das principais atrações do carnaval da capital mineira, arrastando milhares de pessoas em seus cortejos e sempre levantando a bandeira da diversidade, igualdade e liberdade. No palco, em um formato reduzido com 6 músicos, o Então Brilha! promete trazer um pouco da energia que sacode as ruas em todo sábado de carnaval de Belo Horizonte. O bloco faz um resgate de ritmos afro-baianos, popularmente chamados de Axé, além de releituras músicas brasileiras em outros ritmos e da valorização da cena autoral local.


29 DE OUTUBRO

‘Duo Instrumentalis’ - Militza Franco e Souza e Maurício Veloso

A apresentação homenageia Beethoven e os 250 anos de seu nascimento, com a execução da Sonata ‘Primavera’, uma de das composições mais conhecidas do compositor alemão. Também será executado o ‘Concerto para Quinteto’, do compositor argentino Astor Piazzolla. O programa traz um diálogo entre compositores e obras de períodos históricos distintos, propostas estéticas contrastantes e diferentes dimensões, apoiado na simbiose entre flauta e piano.

‘Desmontagem’ – Rafael Bacelar
Uma visita aos trabalhos mais recentes da trajetória do ator, diretor e performer Rafael Bacelar a partir de referências ligadas à tecnologia drag e aos elementos de composição dos recentes espetáculos que atuou, como ‘Ser – experimento para tempos sombrios’, ‘Nossa Senhora’ e ‘Preto’.  Nesta adaptação, o performer passará por etapas do processo de “montação” enquanto percorre os textos das peças e aciona no corpo a memória sobre a dança vibrante presente em seu trabalho. Esta obra conta com a colaboração do dramaturgo e diretor Marcio Abreu.

‘Ana canta Jobim’ – Ana Cristina e Clóvis Aguiar
O espetáculo teve longa temporada, desde 1990 até 2008, em casas de shows e teatros de Minas e Paraná. A dupla passeia por clássicos de Tom Jobim, como ‘A Felicidade’, ‘Chovendo na Roseira’, ‘Inútil Paisagem’, ‘Amor em Paz’, entre outras. Canções totalmente autorais e parcerias com Chico Buarque, Vinicius de Moraes e Newton Mendonça.


SOBRE O VIVIA!
O Viva! Festival Sesc de Cultura Virtual 2020 foi criado para apoiar a classe artística, tão afetada pelo distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Até dezembro, o festival também busca promover o encontro de linguagens e gerações por meio de apresentações e performances inéditas, valorizando todo o poder da cultura para trazer vida, principalmente no momento que vivemos. As atrações são transmitidas no Instagram do Sesc em Minas e nos canais de divulgação dos artistas.


SERVIÇO
Viva! Festival Sesc de Cultura Virtual 2020

Data:
1º, 15 e 29 de outubro de 2020
Horário: 20h
Onde: Youtube do Sesc em Minas e redes sociais dos artistas