Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Sesc em Minas lança revista digital sobre a produção cultural na pandemia

2ª edição da revista CulturaS reúne artigos, matérias especiais e entrevistas com nomes de destaque na cena cultural
Publicado em 12/07/2021 às 00:00Atualizado em 12/07/2021 às 00:00

O isolamento social imposto pela pandemia tem traçado um caminho desafiador para a produção cultural no Brasil. Em um cenário de tantos obstáculos ao fazer artístico, emerge a necessidade de traçar novas rotas para que a cultura resista e se manifeste com todo o poder que ela possui. É por isso que a segunda edição da Revista CulturaS reuniu grandes nomes da cena cultural do Brasil e de países como França, Argentina e Uruguai para falar sobre os desafios do setor em tempos de Covid-19.

A publicação – fruto de uma parceria entre o Sesc em Minas, Embaixada da França o Governo do Estado de Minas Gerais - tem formato digital e estará disponível gratuitamente no site do Sesc em Minas a partir do dia 14 de julho, nas versões português e francês.

A Revista CulturaS traz uma abordagem aprofundada sobre os desafios do setor diante da pandemia e possíveis caminhos de resistência para o processo criativo. Em uma linguagem pensada para estreitar a distância entre a arte e todos os públicos e ressaltar a cultura como agente de transformação social, a publicação engloba artigos, matérias especiais e entrevistas feitas com nomes de destaque na cena cultural nacional e internacional. Dentre eles estão o líder e ativista indígena, Ailton Krenak, que aborda “o desafio do fazer cultural em tempo de pandemia”; e a jornalista e também editora da revista Silvana Mascagna, que escreveu sobre “o teatro, a dança e a música como alimentos para vencer a crise”.

Temáticas

Além de conteúdos que buscam ampliar as oportunidades de inovação e ação nos tempos de isolamento social, a revista CulturaS levanta reflexões sobre como têm sido as experiências e compartilhamento de conhecimentos em tempos de pandemia, os principais impactos do cenário na cadeia de profissionais / artistas / espaços culturais e medidas que governo, empresas e sociedade civil podem tomar para alavancar o setor cultural em um contexto pós-Covid 19. A revista destaca ainda as lições que podemos tirar dessa crise e a necessidade de o setor cultural se manter em constante inovação - tanto na criação quanto na divulgação dos produtos culturais – como estratégia de sobrevivência.

Sobre a parceria

O Sesc em Minas Gerais, a Embaixada da França e o Governo de Minas se reuniram, em 2016, para pensar ações e estratégias de fomento à prática e reflexão cultural, e de estímulo à troca entre Brasil e França. Alguns frutos dessa iniciativa são as quatro edições do Fórum Políticas Culturais em Debate (realizado nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020) e a Revista Culturas, cuja primeira edição foi lançada em março de 2019.

Em junho de 2018, essa parceria foi ampliada e consolidada através do Protocolo de Intenções, cujo objetivo é a cooperação institucional entre as partes por meio de uma Plataforma Internacional de Políticas Culturais, que visa desenvolver programas e projetos nas áreas de pesquisa, difusão, formação, articulação, intercâmbio e coprodução cultural.