Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Sesc em Minas promove oficina gratuita de iluminação cênica

Atividade faz parte do projeto Plataforma Cena, do Departamento Nacional.
Publicado em 05/07/2021 às 15:16Atualizado em 05/07/2021 às 15:17

É hora de abrir as cortinas: o projeto Plataforma Cena vai começar, e o ambiente digital será o palco para a troca de conhecimentos e reflexões na área das artes cênicas. Nesta edição, o Sesc em Minas irá produzir e realizar a oficina “Sensibilização e introdução à Luz da Cena”, com a iluminadora Lara Cunha. A atividade será gratuita e as inscrições estão abertas até o dia 26 de julho, neste link.

Esta será a primeira edição do projeto Plataforma Cena, que divulgará uma agenda de atividades com 17 coletivos artísticos, representantes de todas as regiões brasileiras, selecionados para a 23ª edição do Projeto Palco Giratório. Na programação, serão apresentados, exclusivamente em formato remoto, processos de desmontagens cênicas, refletindo o processo de construção dos espetáculos; oficinas; debates; além da divulgação de ensaios escritos. As atividades têm início do mês de julho e se realizam até o mês de setembro.

Os vídeos desmontagens, debates e artigos ficarão disponíveis no site do Plataforma Cena, que em breve será lançado. Já as oficinas de circo, dança e teatro, conduzidos pelos Departamentos Regionais, serão transmitidos em plataformas específicas. Confira abaixo os detalhes da oficina “Sensibilização e introdução à Luz da Cena”, promovida pelo Sesc em Minas:

Oficina - Sensibilização e introdução à Luz da Cena

Sinopse: a oficina tem o objetivo de potencializar a percepção da luz natural e artificial em seus diversos contextos e settings, além de familiarizar os participantes aos conceitos e etapas da criação da iluminação cênica. Serão abordados conceitos técnicos da iluminação, tais como ângulo, cor, reflexão e intensidade; e realizados exercícios práticos, além da execução conjunta de um mapa e roteiro de luz.

Oficineira: Lara Cunha vai conduzir a atividade. Ela é iluminadora há 18 anos e possui experiência técnica em coordenação de montagens, operações, adaptações e criações de luz.

Sobre o Plataforma Cena: O Plataforma Cena é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc e consiste em um espaço de convergência do pensamento e da memória das artes cênicas no Brasil. O projeto está sendo implementado este ano, em formato digital, no contexto do fechamento de teatros e espaços culturais por todo o país, em decorrência das medidas de prevenção à covid-19, fato que tem se revelado bastante nefasto para a subsistência dos profissionais da cultura.

Serviço
Oficina - Sensibilização e introdução à Luz da Cena
Data | Horário: 26 a 29 de julho, das 14h às 17h
Onde: Teams Atividade gratuita
Inscrições abertas até 26/07, aqui