Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Sesc Palladium celebra dez anos de inauguração

Espaço que funciona onde antes era o Cine Palladium oferece programação diversa em cultura, inovação e formação criativa
Publicado em 17/08/2021 às 08:42Atualizado em 17/08/2021 às 08:46

Um dos mais bem equipados espaços multiuso de apresentações e eventos do País, o Sesc Palladium celebra dez anos de inauguração em agosto de 2021. Localizado no Centro de Belo Horizonte, onde antes funcionava o histórico Cine Palladium, entre a rua Rio de Janeiro e a avenida Augusto de Lima, o espaço deu continuidade ao legado do antigo cinema e se tornou um ponto imprescindível para a cultura, inovação, educação e criatividade em Minas Gerais ao longo da última década.

Com programação diversificada e acessível para todos os públicos, o Sesc Palladium dá sequência a essa missão, mesmo durante a pandemia, com atrações online e inovação das propostas.

História cheia de grandes momentos

Desde 2011, foram centenas de eventos marcantes em seus 8 andares e mais de 10 espaços (sala de cinema, Grande Teatro, teatro de bolso, foyers, coworking, mezanino, estúdio audiovisual, espaço multiuso, jardim e salas de reunião), incluindo espetáculos teatrais, shows, performances, exposições, exibição de filmes, oficinas artísticas, debates e palestras, além de atividades de arte e educação.

Na música, o Sesc Palladium foi palco de shows inesquecíveis de artistas nacionais e internacionais como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Zeca Baleiro, Céu, 14 Bis, Iconilli, Marcelo Jeneci, Lô Borges, Dire Straits, Jethro Tull e outros tantos que passaram pelo palco do Grande Teatro, com capacidade para 1150 pessoas.

Na literatura, escritores e escritoras lançaram livros em concorridos encontros com público. Foi o caso de Djamila Ribeiro, com o cultuado "O que é lugar de fala?", em 2018, e da atriz Fernanda Montenegro, no mesmo ano, com "Fernanda Montenegro - itinerário fotobiográfico".

O teatro e a dança também tiveram vez com grandes espetáculos no palco principal e com apresentações de grupos locais e artistas da cena independente. Pelo Grande Teatro e pelo Teatro de Bolso Júlio Mackenzie passaram nomes como Antônio Fagundes, Grupo Galpão, Grace Passô, Marilia Pêra, Ludmila Ramalho, Michelle Ferreira, Samira Ávila e as peças da tradicional Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.

O cinema, berço do Sesc Palladium, teve representação plural, com sessões de filmes nacionais e internacionais na sala Prof. José Tavares de Barros, também com 82 lugares, que abrigou mostras temáticas, lançamentos de filmes, projetos com debates e sessões comentadas.

Mais que uma casa de espetáculos

O Sesc Palladium tem sido a casa de diversos eventos fundamentais para a cena cultural da cidade, como o Palco Hip Hop, Verão Arte Contemporânea, festivais internacionais de Quadrinho e da Dança, Virada Cultural e Sempre um Papo. A unidade abrigou ainda exposições de artes visuais, performances diversas e projetos de fomento e promoção cultural encabeçados pelo Departamento Nacional do Sesc, reforçando sua importância na promoção da cultura, formação e educação na cidade em suas múltiplas possibilidades.

"Ao longo desses dez anos, o Sesc Palladium foi não só um importante espaço para espetáculos e eventos, mas um lugar de formação artística, fruição cultural, educação e troca de experiências entre público e artistas de diferentes gerações. É uma unidade fundamental para o desenvolvimento das nossas políticas culturais na capital e uma casa democrática com as portas abertas para as mais diversas manifestações", diz Janaína Cunha, Gerente de Cultura do Sesc em Minas.

Inovação e continuidade na pandemia

A pandemia do novo coronavírus impactou fortemente a realização de eventos e toda a cadeia produtiva da cultural desde o ano passado. Nesse contexto, o Sesc Palladium reafirmou o seu papel como unidade de fomento e fruição cultural e desenvolveu uma programação capaz de levar arte, entretenimento, inovação e afeto ao público, mesmo durante o isolamento social.

Algumas iniciativas se destacaram, como o Palladium Projeta, lançado em 2020, que proporcionou um diálogo visual, afetivo e urbano ao projetar frases, fotos e vídeos enviados pelo público nas paredes dos edifícios vizinhos, no Centro de Belo Horizonte. Espetáculos de teatro e música, como os concertos da Orquestra Ouro Preto, tiveram sequência e passaram a ser transmitidos pelo canal do Sesc Minas no YouTube.

Projetos como Sarau Literário, Criações Digitais e #TemTodoSábado também não pararam e migraram para o universo digital do Instagram, que ganhou ainda o reforço das exibições de produções de cinema exclusivas com o Curta na Quinta.

Nas artes visuais, o projeto Desvios ofereceu um panorama da arte urbana em Belo Horizonte nos últimos anos com 13 obras criadas por artistas locais. Os trabalhos, exibidos em vários espaços do Sesc Palladium, tiveram uma ação de mediação virtual conduzida pela equipe do Educativo da unidade para levar ao público informações e curiosidades sobre as obras.

Novos olhares para formação e economia criativa

Cumprindo o objetivo de ser mais que um local de shows e espetáculos, o Sesc Palladium lançou em 2020 o Sessão Dez4Meia. A proposta se conecta ao universo da economia criativa e do empreendedorismo cultural, com foco na inovação, na colaboração entre pessoas, ideias e negócios, por meio de um coworking e de um estúdio audiovisual instalados na unidade com estrutura para receber oficinas, talks e workshops.

“Se antes as interações eram uma vontade, com a pandemia elas passaram a ser uma necessidade para os empreendedores. Nesse cenário, vimos a importância de uma unidade como o Sesc Palladium abrir as suas portas (ainda que virtuais) e se colocar como parte desse ecossistema, disponível para contribuir com a conexão e troca. O Sesc Palladium tem essa história de reunir todas as artes num só lugar, e uma perspectiva de ser também referência em formação cultural e criativa”, afirma Priscilla D`Agostini, Gerente do Sesc Palladium.

A gerente destaca o esforço coletivo que possibilita ao Sesc Palladium ser um local tão importante para interações sociais por meio da cultura, da educação e do turismo, ao lembrar que a unidade também faz parte do Circuito Liberdade, transversalizando essas três esferas.

Programação e conteúdos especiais

Durante o mês de agosto, o Sesc Palladium segue com sua programação movimentada. Confira a agenda.

Nas redes sociais, uma série de conteúdos especiais em comemoração aos dez anos do Sesc Palladium tem sido publicada periodicamente. O material inclui retrospectivas, quis, curiosidades e homenagens a quem fez essa história acontecer. Acompanhe:
Instagram: www.instagram.com/sesc.palladium/
Facebook: www.facebook.com/SescPalladium/
YouTube: www.youtube.com/c/SescemMinasGerais