Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Conheça o Criar Sesc, que está com vagas abertas para as atividades de 2022

Publicado em 21/10/2021 às 16:02Atualizado em 21/10/2021 às 16:10

Já imaginou um espaço onde as crianças podem aprender, se divertir e desenvolver diversas habilidades cognitivas e sociais ao mesmo tempo? No Criar Sesc tudo isso é possível. Por meio de atividades diárias para crianças no contraturno da escola, o projeto é uma facilidade para os pais e um momento a mais para a criançada aprender e se divertir. As matrículas para 2022 já estão abertas e as vagas são limitadas. Ao todo, são mais de 600 vagas em 12 unidades do Sesc em Minas, contando capital e interior. Remodelado e aperfeiçoado nos últimos anos, quando ganhou a nomenclatura atual, o projeto é um dos grandes diferenciais do Sesc na área da Educação no estado, oferecendo atendimento pedagógico qualificado, com quatro horas diárias de atividades educativas e prazerosas para as crianças de 6 a 11 anos, no contraturno da escola.

Ou seja, uma iniciativa que concilia socialização e aprendizado para a criançada e comodidade para os pais que não têm com quem deixar os filhos durante o horário de trabalho.

As famílias com renda inferior a 3 salários mínimos, podem concorrer às vagas gratuitas preenchendo o formulário até o dia 19/11. Posteriormente deve ser apresentada a documentação específica conforme EDITAL .Aqueles que possuem renda superior a três salários mínimos também podem participar.

As vagas destinadas aos pagantes serão preenchidas por ordem de chegada e as mensalidades custam entre R$ 175 e R$ 190, com 35% de desconto para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, dependentes e empregados do Sesc

Em Belo Horizonte, o Criar Sesc é ofertado nas unidades Floresta e Santa Quitéria. No interior, está disponível em Almenara (apenas vagas gratuitas), Lavras, Patos de Minas, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Paracatu, Uberaba e Uberlândia, além de Sete Lagoas, onde substituirá o antigo Projeto Habilidade de Estudo (PHE).

SAIBA MAIS SOBRE O CRIAR SESC

· Quem pode participar?
Estudantes de idade entre 6 e 11 anos, matriculados no Ensino Fundamental I (entre o 1º ao 5º ano). Crianças que completarão 6 anos até março de 2022 são aceitas . Em Poços de Caldas, atendemos crianças de 6 a 12 anos (1º ao 6º ano).

· Como é o processo de matrícula?
Para concorrer a uma vaga gratuita, é preciso fazer a pré-inscrição online, já disponível em: https://forms.gle/p8uyeA9SpAZV5Art8 e seguir os procedimentos exigidos. Em seguida, o Sesc comunicará aos interessados o recebimento da documentação exigida, comunicando a sequência no processo. O resultado com os classificados para a matrícula sai no dia 24/11.
Para as vagas pagas, basta procurar a unidade de interesse e apresentar os documentos constantes aqui
As atividades começam em fevereiro de 2022.

· Quais atividades são desenvolvidas pelas crianças no Criar Sesc?
O Criar Sesc se propõe a trabalhar com eixos norteadores em três campos de experiências: Pedagógico (acompanhamento pedagógico, oficinas literárias e de raciocínio lógico), Experimentações (oficinas temáticas) e Corpo e Movimento (expressões artísticas, oficinas de música, etc). Por meio dessas ações, as crianças viverão experiências lúdicas que potencializam o desenvolvimento em múltiplos aspectos: cultural, físico, social e pedagógico.

Apoio, cuidado e atenção são partes fundamentais no Criar Sesc e vão além do ambiente físico. Os estudantes e suas famílias podem contar com o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS), no qual psicólogos e assistentes sociais fazem o acompanhamento do aluno considerando-o em seus múltiplos aspectos: sociais, familiares e culturais.

Além disso, há ainda o Espaço Maker, no qual o Sesc oferece um ambiente ideal para que todos os eixos propostos possam se concretizar. Nele serão trabalhadas na prática novas atividades e ideias, novos formatos de convivência e espaços, principalmente ampliando o sentimento de pertencimento. Investigar, descobrir, criar e comunicar são as palavras da vez! Por isso, a proposta é que esse espaço seja a cara de uma infância saudável e carregada de vontade de aprender.

“O Criar Sesc é um projeto com a intenção de desenvolver a criança de maneira integral, com vivências significativas, sempre incentivando seu protagonismo e autonomia. As atividades acontecem em oficinas que buscam ampliar o repertório leitor, escritor e cultural, além de resolver situações problema no campo matemático e situações cotidianas da vida, levando hipóteses e as testando por meio de experiências inspiradas na cultura MAKER. Além disso, a criança conta com um acompanhamento pedagógico realizado por instrutores capacitados para realizar as demandas pedagógicas e proporcionar o avanço da criança também no contexto escolar”.
Elisângela Luíza da Costa Paim
Analista de Serviços Sociais do Criar Sesc Uberlândia

Conhece alguém? Seu filho pode participar? Inscreva-o ou indique nossa atividade para seus amigos e familiares!