Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Moradores de Uberaba se divertem com o 'Sesc no Parque'

Durante todo o domingo, mais de 56 mil pessoas conferiram diversas atividades oferecidas gratuitamente pelo Sesc
Publicado em 14/06/2015 às 15:45Atualizado em 30/06/2015 às 09:45

O Parque das Acácias (Piscinão), em Uberaba, foi tomado por mais de 56 mil pessoas neste domingo (14/6). Eram famílias, casais e crianças de todas as idades que foram conferir, pela primeira vez na cidade, o Sesc no Parque. O evento ofereceu gratuitamente dezenas de serviços nas áreas de cultura, lazer, saúde, turismo social, educação, assistência e meio ambiente. Nos estandes, as pessoas aguardavam sua vez ao som do pandeiro e do cavaquinho do grupo Flor de Abacate, das violas da Orquestra Viola de Ouro de Uberaba ou dos causos de Gonzaga Medeiros.

Na cultura, o Sesc no Parque levou o projeto CineSesc, que exibiu produções audiovisuais nacionais e mundiais. Para os apreciadores de uma leitura ao ar livre, o Livro ao Pé da Árvore foi o local escolhido: um ambiente relaxante com o objetivo de estimular o gosto pela leitura.  Ainda na cultura, o Palco Principal apresentou o show do cantor e compositor Almir Sater, em uma edição especial do Minas ao Luar. Os uberabenses cantaram junto com o artista grandes sucessos da carreira e saíram do Parque com uma última impressão inesquecível.


O músico Almir Sater foi um dos destaques do Palco Principal no Sesc no Parque (Crédito: Tarcísio de Paula)

Meio ambiente e sustentabilidade também foram destaques, tanto na estrutura quanto nas atividades. A criançada se divertiu aprendendo sobre o aproveitamento integral dos alimentos na oficina de cupcakes do Mesa do Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e combate ao desperdício. Os pequenos curtiram também as atividades da Rua de Lazer e dançaram muito sob o comando da equipe de recreação no Palco Multiúso. Para os adultos, o time da área de esportes do Sesc preparou aulas de ritmo e alongamento. O Sesc Solidário ofereceu a oportunidade de emissão de carteira de identidade e segunda via de certidões, em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil (Recivil) e a Polícia Civil.

Quer ver mais fotos do evento? Clique aqui.

Para esta edição do evento, o Sesc contou com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba, do Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberaba e Região e da Prefeitura Municipal. O Senac também foi parceiro do evento, oferecendo cortes de cabelo, SPA das mãos e quick massagem.

Quem não queria perder nada chegou bem cedo ao Parque. Foi o caso do empresário do comércio Adriano Leal, 41 anos, que organizou os horários para poder passar por diversos estandes. Ele trouxe o filho, de 3 anos, que foi logo pedindo para ir ao Planetário e ficou encantado com a oportunidade de poder conhecer mais sobre as estrelas e os astros. Adriano considera muito importante que Uberaba receba esse tipo de evento. “A cidade merece e para as pessoas é muito gostoso poder passar o domingo em família com a possibilidade de participar de tantas atrações interessantes. A iniciativa está mais do que aprovada”, comenta.

Houve também quem já saiu de casa sabendo qual atividade seria o foco inicial. Elaine Maria, 32 anos, vendedora, foi ao evento especialmente para participar da oficina de cupcakes, junto com a filha de 8 anos. “O Sesc no Parque é uma boa oportunidade para conhecer os serviços que o Sesc oferece. Se não fosse por meio do evento, dificilmente minha filha e eu teríamos condições de ter acesso a uma oficina como essa. Além disso, minha filha está trabalhando a criatividade e interagindo com outras crianças”, avalia.

Algumas pessoas foram ao parque para conhecer as atividades do Sesc. É o exemplo de Romilda Aparecida de Oliveira, 41 anos, auxiliar em um restaurante. “Estou surpresa com a quantidade de produtos e serviços do Sesc que eu não conhecia. Hoje, eu aprendi a pintar em cerâmica e minha filha de 8 anos fez pintura facial. Gostei da experiência, principalmente porque trabalhos manuais fazem muito bem pra mente, foi uma delícia aprender a técnica”, declara a trabalhadora do comércio.

Raquel Souza, 31 anos, manicure em um salão de beleza da cidade, veio com a filha de 7 anos e o sobrinho de 1 ano. “O que mais me chamou atenção foram as apresentações culturais. É uma forma muito agradável de conhecer e participar de shows que eu não teria condição de ir por conta própria, como é o caso da apresentação do Almir Sater”, conta.

E a alegria em poder participar do evento não é exclusiva do público. Para Juninho Braga, cantor do Flor de Abacate, o Sesc no Parque é uma excelente oportunidade para divulgar o samba e o choro, estilos genuinamente brasileiros. “Estamos em Uberaba pela primeira vez e já chegar na cidade com um evento tão grandioso como esse é muito gratificante”, comenta.

O que se viu no Piscinão neste domingo foi um encontro democrático e aberto a pessoas de todas as idades, diversas origens e de diferentes realidades socioeconômicas, que compartilharam as mesmas experiências. Ao mesmo tempo em que o Sesc no Parque acolheu os visitantes, eles se engajaram em todas as atividades e não perderam a oportunidade de conhecer o mundo de possibilidades que a instituição oferece. Ficou impresso na memória dos uberabenses a principal razão de existir do Sesc: melhorar a qualidade de vida da população, independe de suas características. Depois das edições de Ipatinga e de Uberaba, o Sesc no Parque segue para Belo Horizonte, no próximo dia 5 de julho; e para os municípios de Patos de Minas e Lavras, no segundo semestre.

  1. Milhares de pessoas acompanharam as atividades e produtos do Sesc no Parque das Acácias (Foto: Alysson Oliveira)