Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Educação nutricional divertida a crianças em Ribeirão das Neves

Turminha do Mesa oferece orientação sobre alimentação, higiene bucal a crianças de instituições sociais
Publicado em 05/10/2015 às 17:51Atualizado em 05/10/2015 às 18:12

Um hábito alimentar prejudicial à saúde pode ser modificado por qualquer pessoa. Quando se é criança, a mudança é até mais fácil. É por isso que o Mesa Brasil Sesc criou a Turminha do Mesa, projeto de educação alimentar, que leva orientações variadas e diversão a crianças de instituições sociais atendidas pelo Programa. Na última semana, o trabalho chegou à Creche Boa Semente, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O resultado positivo foi coroado com uma apresentação dos bonecos da Turminha, na última sexta-feira (2). 

O projeto, que surgiu da constatação de que muitas crianças se recusam a comer frutas, legumes e verduras (itens essenciais a um cardápio nutritivo e que estão entre os mais doados pelo Programa), oferece educação nutricional a instituições sociais receptoras de doações do Mesa. Durante uma semana, a equipe de nutrição realiza uma série de atividades de conscientização para crianças, pais e, principalmente, cuidadores, como explica a nutricionista do projeto, Maíra Dias Bittencourt.  

A Turminha do Mesa arrancou sorrisos da criançada. (Crédito: Henrique Chendes)

“A educação alimentar só funciona com continuidade. Por isso, a primeira coisa que queremos é que os educadores entendam e tratem o tema. Percebemos que as crianças, muitas vezes com pais muito novos, estão consumindo mais produtos industrializados. A gente vê que o hábito alimentar inadequado vem de casa e estamos aqui para mudar isso”, explica. 

Segundo ela, em uma semana, os resultados já aparecem. “Os pais nos procuram, falando que o filho pediu um suco de couve ou que chegou em casa de avental, dizendo que vai ser cozinheiro quando crescer. A gente percebe, sim, uma mudança de hábito das crianças, até porque é muito mais fácil mudar os hábitos delas do que dos adultos”, afirma. 

“Estamos colhendo frutos maravilhosos. Crianças que não comiam verduras, passam a comer assim que participam da Turminha”, afirma Claudilene Bastos, coordenadora do Mesa Brasil Sesc em Minas.

O projeto
A Turminha do Mesa leva educação alimentar e nutricional para crianças e familiares de forma lúdica e teatral, com orientações sobre escovação de dentes, oficinas de geração de renda para os pais, além de monitores de recreação, que divertem a todos. As ações têm o apoio de outras áreas do Sesc, como a Saúde e o Lazer. 

Em Ribeirão das Neves, o encerramento do projeto foi acompanhado de perto por René Lopo Neto, nutricionista coordenador nacional do Mesa Brasil Sesc, que visitou o Programa Mesa Brasil em Minas na última semana (veja cobertura aqui). Para ele, o Mesa mineiro tem como um dos diferenciais o foco na ação educativa e projetos como a Turminha do Mesa precisam ser replicados. 

Dica!
Você sabia que as crianças precisam provar um alimento pelo menos 10 vezes? De acordo com Maíra Dias Bittencourt, nutricionista do Mesa Brasil Sesc, muitas vezes, os pais e até a própria creche, quando não têm informação, desistem quando enfrentam a primeira recusa da criança. 

Por isso, saiba: uma cenoura, por exemplo, tem que ser ofertada de formas diferentes, em várias tentativas: pode ser na salada, depois no bolo, no suco com laranja, crua, cozida. Tente em casa!