Web Content Viewer (JSR 286)

Ações
Carregando...

Central de notícias

|

Departamento Nacional do Sesc visita Mesa Brasil mineiro

Exemplo de crescimento e sucesso no país, Mesa Brasil Sesc em Minas Gerais recebe encontro para troca de experiências
Publicado em 05/10/2015 às 18:06Atualizado em 07/10/2015 às 12:19

Bons resultados são proveitosos para todos, principalmente quando vêm de um Programa que complementa milhões de refeições no estado, oferece educação nutricional e capacitação para instituições sociais e ainda combate o desperdício alimentar. Exemplo de crescimento e sucesso no país, o Mesa Brasil Sesc em Minas Gerais recebeu na última semana a visita da coordenação nacional do Programa, sediada no Departamento Nacional da instituição, no Rio de Janeiro. O encontro, com ampla programação, foi uma oportunidade para apresentar o trabalho realizado em Minas e trocar experiências. 

Na foto, René Lopo Neto e Eliana das Graças no Sesc no Parque, em Uberlândia. (Crédito: Tarcísio de Paula)

Durante seis dias, René Lopo Neto, nutricionista coordenador nacional do Mesa Brasil Sesc, foi apresentado às três unidades fixas do Programa no estado: em Uberlândia, no Triângulo Mineiro (onde, também, acompanhou a realização do Sesc no Parque – veja mais sobre o evento aqui), Montes Claros, no Norte de Minas, e na capital. Foram dias de reuniões com as equipes técnica e operacional do Programa, acompanhamento de oficinas de artesanato e culinária do Projeto Voluntariado Sustentável, e visitas a instituições sociais, como lar de idosos e creches, que recebem as doações do Sesc. 

Nesses locais, René acompanhou a entrega e o fornecimento de refeições e a realização de ações educativas e de capacitações, desenvolvidas pelo Mesa mineiro. Em Montes Claros, a equipe do Programa levou o nutricionista para participar de uma colheita rural, em uma fazenda produtora de bananas. No último dia, sexta-feira (2), René assistiu à finalização de uma ação da Turminha do Mesa, em uma creche da Região Metropolitana (clique aqui para saber mais)

René ficou feliz ao saber como as crianças mudaram seus hábitos alimentares com a ajuda da Turminha do Mesa. (Crédito: Henrique Chendes)

De acordo com René, as visitas dessa natureza são muito importantes para a gestão do Mesa, pois possibilitam a réplica, em âmbito nacional, das ações exitosas de cada região. “Cada localidade dá sua contribuição. Em Minas, nós vemos como muito forte a questão da ação educativa, com a Turminha do Mesa, por exemplo, que em uma semana consegue conscientizar e fazer crianças como essas, que não comiam determinados alimentos, como legumes e verduras, passarem a se alimentarem bem, ingerindo todos os grupos alimentares”, afirma.

Segundo ele, a ação educativa vem para fortalecer e para incentivar as instituições a caminharem com suas próprias pernas. “Não é simplesmente pegar o alimento do doador e entregar”, diz. Outra forte característica percebida pelo representante nacional é a união da força de trabalho. “Vi que as equipes da capital, de Montes Claros e Uberlândia são muito homogêneas, integradas e entrosadas. Esse comprometimento é muito importante de se replicar”, afirmou. 

Um programa de sucesso
Como explica Claudilene Bastos, coordenadora do Mesa Brasil Sesc em Minas, além de trazer alternativas, sugestões e experiências de outros regionais, a visita do representante nacional é um reconhecimento de sucesso. “O Departamento Nacional do Sesc deixou claro que essa visita era para conhecer o nosso trabalho e replicar essa experiência, considerada de sucesso, tanto em termos de arrecadação de alimentos, distribuição, logística eficiente, mas também nas ações educativas, com foco na educação alimentar e nutricional, na sustentabilidade das entidades sociais e na capacitação dos voluntários”, afirma.

“Estamos trabalhando, batalhando, sempre apoiados pela Direção Regional. O ponto principal da visita, além de reconhecimento, é a troca de experiências, vindas de outros departamentos regionais”, afirma Eliana das Graças, Gerente de Assistência do Sesc.